Inicio Mobilidade 5 dicas para ir de bike ao trabalho

Mobilidade

5 dicas para ir de bike ao trabalho

Nesta sexta-feira (13) acontece o dia “De bike ao trabalho”. Saiba como se preparar e participar.

12 de maio de 2016 • Atualizado às 15 : 00

Se você se organizar, a bicicleta pode ser um meio de transporte muito eficiente. | Foto: BH em Ciclo/Flickr

5 dicas para ir de bike ao trabalho
8.46K
0

Nesta sexta-feira (13) acontece o dia “De bike ao trabalho”. A data serve para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo. A iniciativa é inspirada no “Bike to Work” que já acontece em outros países e no Brasil está em sua segunda edição, liderada pelo Bike Anjo.

O site criado especificamente com o propósito de informar pessoas, dar dicas e conectar quem vai de bicicleta ao trabalho. Os participantes estão espalhados por diversas partes do Brasil, de norte a sul pessoas vão sair às ruas pedalando suas bicicletas, mostrando que é possível ter um novo padrão de mobilidade, eficiente e sustentável.

O CicloVivo separou cinco dicas para você que quer ir de bike ao trabalho:

1. Chame um Bike Anjo

O Bike Anjo é uma organização que busca promover o uso da bicicleta como meio de transporte. Para isso, ciclistas experientes atuam como instrutores para quem deseja aderir à bike, mas ainda não tem experiência suficiente para pedalar sozinho nas ruas.

No entanto, não é necessário utilizar esta ferramenta se você já conhece alguém que já está acostumado a pedalar na cidade e pode lhe dar umas dicas. Ter este primeiro contato, aprendendo as regras de trânsito e as “manhas” de andar de bicicleta na rua fará toda a diferença e te dará mais incentivo para continuar sozinho.

2. Busque rotas alternativas

Quase todos os bairros oferecem vários caminhos que levam ao mesmo lugar. Antes de decidir qual será o trajeto entre sua casa e o trabalho, olhe o mapa e estude quais são as melhores opções. Buscar rotas com ruas menos movimentadas, evitando grandes avenidas, é sempre a melhor opção. Mesmo que o caminho seja mais longo, a pedalada acaba fluindo melhor e você aproveitará muito mais a paisagem e a cidade ao seu redor.

3. Tenha sempre uma troca de roupa e toalha

É comum a pessoa transpirar enquanto pedala. Portanto, uma dica é ter sempre uma troca extra de roupa na mochila. Pedalar com roupas leves permite transpirar menos. Se a sua empresa possui vestiário, é possível tomar banho. Caso contrário, tenha também um lenço umedecido, que pode ser usado para limpar as axilas. Além disso, saia mais cedo para não pedalar com pressa, isso fará toda a diferença.

4. Respeite as legislações de trânsito

Conhecer as normas de trânsito é item básico na segurança de quem pedala na rua. Ciclistas não devem pedalar na contramão ou na calçada, quando isso for necessário, desça da bike e ande. A sinalização também é essencial para que os carros saibam quais serão os seus movimentos. Para quem pedala à noite, é necessário usar luzes e fazer-se o mais visível possível.

5. Fique atento ao clima

Se ter uma troca de roupa extra é importante, ter uma capa de chuva é muito mais. Ciclistas devem sempre ficar atentos às possibilidades de mudança no clima. Sair mais cedo para evitar uma chuva pode facilitar muito o seu dia. Aliás, em casos de chuva, pedale com atenção redobrada e evite frear sobre as faixas.

Veja mais dicas no site do “De bike ao trabalho”.

Redação CicloVivo

(8457)

logo
Fechar
Abrir
logo