- Publicidade -

5 dicas para incluir frutas no cardápio das crianças

Agora seu filho só quer saber de sorvete e doce? Confira algumas dicas para aproveitar as férias escolares e apresentar novos sabores.

Nessa época do ano, sorvetes e guloseimas ficam ainda mais irresistíveis. A tarefa dos pais de apresentar uma alimentação saudável aos filhos torna-se mais difícil. Mas que tal aproveitar o verão e aguçar o sentido para novos sabores? Os pais podem e devem apresentar frutas para os pequenos a partir dos seis meses e a loja de artigos infantis Alô Bebê reúne algumas dicas e acessórios que vão dar uma mãozinha na hora de mudar o cardápio da criançada:

- Publicidade -

– Leve as crianças para comprarem frutas junto com você, por exemplo, em uma feira ao ar livre. Além do passeio em família, será bacana elas verem as cores, texturas e aromas diferentes. Apresente as mais variadas opções, e deixe que elas toquem nas frutas e escolham a que mais lhes agradarem. Depois faça um grande piquenique para degustar todos os sabores novos.

– Apresente as frutas de forma diferente, capriche na apresentação. Uma maçã raspadinha é mais atraente que uma maçã apenas cortada ao meio. Faça carinhas e abuse das forminhas e pratinhos em formatos divertidos. Aqui apresentação pode fazer muita diferença.


Wendy Copley/Flickr

– Incremente com ingredientes novos. Coloque um pouquinho de mel (somente, após um ano de idade e evite açúcar), iogurte, granola ou farinha de linhaça, pode ser uma boa ideia para abrir ainda mais o apetite.

- Publicidade -

– Gosto é gosto, portanto respeite as crianças. Tudo bem se ela não gosta de banana, não insista para que coma. Apenas fale que, já que ela não quer banana, ela precisa escolher outra fruta. É bom também tentar apresentar a mesma fruta de forma diferente. Se ela não gostou da banana in natura, que tal da próxima vez tentar fazer uma bananinha assada com canela em pó salpicada? Talvez, tentando outras formas a criança possa gostar.


Sean Dreilinger/Flickr

– Use acessórios diferentes. Um alimentador supercolorido e que pode ser dado sem medo para as crianças comerem sozinhas é uma ótima opção, inclusive para ajudá-las no processo de desenvolvimento motor e da autoalimentação. A dica aqui é o Alimentador Munchkin, que tem uma redinha para que a frutinha fique presa e os pequenos consigam conhecer novos sabores sem o risco de engasgamento.

- Publicidade -