- Publicidade -

4 razões para consumir mais beterraba

Além de poder ser consumida de diferentes formas, ela também reserva inúmeros benefícios à saúde e a uma quantidade importante de nutrientes.

A beterraba é um alimento muito versátil. Além de poder ser consumida de diferentes formas, ela também reserva inúmeros benefícios à saúde e a uma quantidade importante de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. O CicloVivo separou uma lista com quatro motivos para te incentivar a incluir este alimento em sua dieta.

- Publicidade -

1. Anti-Inflamatório

Esta herbácea funciona como um anti-inflamatório natural. O ideal é que para esta função a beterraba seja consumida crua, assim manterá em suas propriedades a betaína, um componente que ajuda a reduzir as inflamações do corpo.

2. Faz bem para o fígado

Este vegetal tem o poder de limpar o fígado. Assim sendo, ela colabora para o fortalecimento deste órgão e ajuda a evitar o câncer de fígado e também de pele.

- Publicidade -

3. Combate o colesterol

Por possuir carotenoides e flavonoides em sua composição, a beterraba ajuda o organismo a se proteger dos radicais livres e a controlar o colesterol ruim. Vale lembrar que esses nutrientes estão, principalmente, nas folhas da beterraba, por isso é tão importante utilizar o alimento em sua totalidade e assim aproveitar todos os benefícios que ele pode oferecer.

4. Essencial contra a anemia

- Publicidade -

Esta raiz é rica em açúcar e cheia de vitaminas, como a A, B1, B2, B5, C, ela também possui muita proteína, potássio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. Por isso, a beterraba é uma arma excelente na luta contra a anemia.


Foto: ©iStock/HandmadePictures

Dicas

– Um jeito bom e prático de consumir a beterraba é em forma de suco. Por manter o alimento cru, esta opção preserva boa parte dos nutrientes. Além disso, ela pode ser misturada a outras frutas ou vegetais para elevar ainda mais os resultados. Para os hipertensos, este é um modo alternativo de regular a pressão arterial.

– Aos que não gostam muito da salada de beterraba ou dela cozida, uma opção é adicioná-la a outros alimentos para “disfarçar” o sabor, sem perder a sua eficácia. Assim sendo, ela pode ser acrescentada ao feijão, sopas e até mesmo a gelatinas.

– É muito importante aproveitar as folhas e os talos da beterraba. Eles são ricos em nutrientes e podem ser cozidos, assim como a couve, por exemplo.

Redação CicloVivo