- Publicidade -

4 dicas para aproveitar o fim de semana em SP

Sugestões para o paulistano aproveitar o melhor da cidade “na faixa”.

Para os paulistanos, a previsão é de muito calor neste fim de semana. Sendo assim, ficar em casa está fora das possibilidades. É inquestionável que a cidade é um grande polo cultural, e há sempre alguma novidade para conhecer, por isso, o CicloVivo sugere alguns roteiros gratuitos para aproveitar o fim de semana, e, o melhor – sem gastar nada. 

- Publicidade -

Piscina do Minhocão

Como parte da X Bienal de Arquitetura de São Paulo, será instalada uma piscina olímpica rasa e com cloro no Minhocão. O projeto é de autoria da arquiteta Luana Geiger e também uma ação do movimento BaixoCentro, que propõe novas formas de ocupar a cidade.

A profundidade do reservatório, que ocupará o Elevado Costa e Silva, será de apenas 30 centímetros, e a água será utilizada depois para lavar as ruas da cidade. Além disso, haverá outras atividades: revitalização e horta comunitária na Praça Coletiva (antiga Praça Marechal Deodoro), piquenique, atividades zen (ioga, reiki, cristalterapia), oficinas de instrumentos musicais com materiais recicláveis e até um luau.

O evento será realizado no próximo domingo (1), marcando o início do verão. Veja a programação completa aqui

- Publicidade -


Divulgação

Exposições

Se ainda não conferiu a exposição “Genesis”, corra, que ainda dá tempo. Até o próximo domingo (1), o Sesc Belezinho apresenta 245 fotografias do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. As impressionantes imagens são resultado de viagens por todo o planeta, muitos questionamentos e oito anos de produção.

- Publicidade -

As fotos, que estão divididas em cinco seções geográficas, foram registradas de 2004 a 2011. Para captá-las, Salgado utilizou helicópteros, barcos e canoas, e, assim, chegou aos pontos mais selvagens e remotos do planeta. Tudo isso pode ser conferido no Sesc, localizado na Rua Padre Adelino, 1000, Belenzinho.


Genesis/Divulgação

Outra mostra que está próxima do fim é a exposição itinerante “A Terra vista do céu”, do fotógrafo e ativista ambiental francês Yann Arthus-Bertrand. Com 130 imagens impressas, a área livre do MASP e as grades do Parque do Trianon são ocupadas até o dia 15 de dezembro, com visitação gratuita.

As fotografias revelam um planeta incrivelmente belo e, ao mesmo tempo, frágil, diante da degradação causada pelas ações do homem. Veja aqui algumas imagens que estão em exibição. 


Olho das Maldivas, Atol de Malé Norte, Maldivas

Parque

Conhecida como cidade cinza, a capital paulista é recheada de parques que ajudam as pessoas a fugir do caos e ficar um pouco mais perto do verde. Um desses locais de refúgio é o Ibirapuera, que atrai tanto as pessoas que querem praticar esporte, quanto as que preferem descansar embaixo de uma árvore, ou fazer um piquenique.

Desde o final de setembro, o parque está aberto, ininterruptamente, das cinco horas de sábado até a meia noite de domingo. O novo serviço da madrugada também contou com a inauguração da “Feira do Ibira 24 horas”, que reúne produtos artesanais feitos com material reciclado. Os expositores vendem seus produtos das oito horas do sábado até às 17h do domingo. Como chegar: Av. Pedro Álvares Cabral, sem número, Vila Mariana. 


Daxfdr/Flickr

Piscina

O Parque Ecológico do Tietê oferece uma alternativa muito tentadora: uso de piscina gratuitamente. Para se refrescar neste fim de semana, os interessados devem apenas apresentar exame médico e realizar um cadastro prévio, veja aqui no site. 

O complexo aquático funciona de sexta, domingo e feriado, das 10h às 16h. Além disso, há também aulas de hidroginástica. O parque está localizado na Rua Guira Acangatara, 70, no núcleo Engenheiro Goulart. 


Divulgação

Marcia Sousa – Redação CicloVivo