- Publicidade -

No Brasil, 12 espécies de papagaios são conhecidas. Algumas delas pode ser encontradas em lares domiciliares, apesar de na maior parte das vezes isso ser fruto do comércio ilegal. Mesmo sendo uma figura conhecida, o papagaio possui hábitos na natureza que muitos desconhecem. Colorido e agitado, ele é uma verdadeira festa quando está em seu habitat natural.

- Publicidade -

O CicloVivo separou algumas curiosidades sobre os papagaios a partir da cartilha produzida pela Sociedade Brasileira de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB), confira abaixo:

Onde moram?

De norte a sul e de leste a oeste, em cada canto do Brasil, onde existem áreas naturais conservadas é possível encontrarmos papagaios voando ou escutar sua forte vocalização.

Onde dormem?

- Publicidade -

Para dormir reúnem-se em bandos e utilizam um local chamado “dormitório coletivo”, com muitas árvores para descansar e se proteger de outros animais. Podemos encontrar dormitórios com 10 papagaios e outros com milhares, dependendo da espécie, do local onde vivem e da época do ano. Passam a noite nesses dormitórios, que podem estar localizados nas beiras de rios, em ilhas, em áreas com florestas, próximos às casas nas fazendas e até em praças nas cidades.

Quando se reproduzem?

Assim que se tornam adultos, os papagaios começam a “namorar” (que chamamos de “parear”) e depois que encontram seu par “se casam” e permanecem unidos por toda a vida. Por isso são chamados de monogâmicos. A época de reprodução é a primavera e o verão, entre os meses de agosto a fevereiro. Nesse período os casais buscam os lugares adequados para colocarem os ovos e cuidarem de seus filhotes, que podem ser de um a quatro papagainhos, de uma só vez.

- Publicidade -

Como fazem os ninhos?

O casal de papagaios escolhe cavidades de árvores mais velhas ou mortas para utilizarem como ninhos. Às vezes eles escolhem palmeiras ou mourões de cercas, mas o importante é que sejam locais bem protegidos onde eles possam colocar seus ovos e criar os filhotinhos. Devido ao desmatamento de florestas, fica cada vez mais difícil para eles encontrarem tais locais.

Para obter mais informações sobre os diversos tipos de papagaios que podem ser encontrados no Brasil, acesse a cartilha aqui.