- Publicidade -

3 pássaros brasileiros são declarados extintos

As espécies são nativas da Mata Atlântica e habitavam a região ocupada pelo bioma no nordeste brasileiro.

Três aves brasileiras foram recentemente consideradas extintas. As espécies são nativas da Mata Atlântica e habitavam a região ocupada pelo bioma no nordeste brasileiro. O status foi obtido a partir de pesquisas que envolveram especialistas brasileiros e estrangeiros e resultou no estudo “Status global de aves silvestres ameaçadas no nordeste do Brasil”, publicado na revista científica “Papéis avulsos de zoologia”, da Universidade de São Paulo.

- Publicidade -

As aves consideradas extintas são: corujinha caburé-de-pernambuco (Glaucidium mooreorum), gritador-do-nordeste (Cichlocolaptes mazarbarnetti)  e o limpa-folhado-nordeste (Philydor novaesi). De acordo com os cientistas, as espécies não foram vistas e nem tiveram registros oficiais durante um longo período de tempo, o que motivou a decisão pela extinção.

Em informativo oficial da Fundação Grupo Boticário, o doutor em Ciências Biológicas pela USP, Luís Fábio Silveira, explicou que a perda dessas espécies leva a um desequilíbrio ambiental. “As aves podem ser importantes para a polinização de flores, dispersão de sementes, controle de pragas e até estarem envolvidas em relações ecológicas com outros animais. Esse ciclo, ao ser interrompido, gera um desequilíbrio do meio ambiente”, informou.

A principal justificativa para a perda desses animais é a ação humana através do desmatamento. “Fatores como o avanço das usinas de álcool, bastante comuns no nordeste, a poluição, as queimadas e a caça de animais silvestres prejudicaram muito os ambientes naturais nativos da Mata Atlântica nordestina, especialmente no Centro de Endemismo de Pernambuco (CPE). Acompanhamos as florestas ficarem cada vez menores e o número de indivíduos, dessas três espécies, diminuir até praticamente desaparecerem por completo”, informou o especialista que se dedica ao estudo de aves na região por mais de uma década.

Para evitar que a extinção continue acontecendo, é necessário frear o desmatamento. A criação de novas Unidades de Conservação pode ser uma estratégia útil para que este objetivo seja alcançado, já que restam apenas 2% de pequenos fragmentos da Mata Atlântica nordestina, de acordo com o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste. Emerson de Oliveira, coordenador de Ciência e Informação da Fundação Grupo Boticário, acredita que também é necessário oferecer educação ambiental às comunidades em torno das áreas protegidas, para enfatizar a importância da preservação.

- Publicidade -

Redação CicloVivo

 

- Publicidade -