- Publicidade -

3 km de ciclovia geram protesto em Goiânia

Com apenas uma ciclovia na cidade, ciclistas protestam contra demora na construção de novas faixas exclusivas para bikes.

Goiânia realizou uma manifestação no último sábado (29) contra a demora na construção de mais ciclovias na cidade. A ação pacífica reuniu mais de 150 pessoas, que exigiram segurança nas vias públicas e a construção de 100 quilômetros de ciclovias na capital de Goiás, prometidos pelo atual prefeito da cidade, Paulo Garcia (PT/GO).

- Publicidade -

A falta de infraestrutura cicloviária foi o principal motivo para a manifestação dos ciclistas, uma vez que a cidade conta com apenas uma faixa exclusiva para as bicicletas – com extensão de três quilômetros. Fora isso, quem usa as bikes na cidade pode circular com segurança somente nos parques, descartando, assim, o uso da bicicleta como um meio de transporte seguro. “A intenção deste protesto foi mobilizar para a efetivação das obras, chamar atenção das autoridades para a campanha de respeito aos ciclistas e também pedir ciclofaixa para Goiânia”, declarou ao G1 o cicloativista organizador da manifestação, Eduardo Costa Silva.

No ano passado, a prefeitura deu início às obras de construção de uma ciclovia com 12 quilômetros de extensão, mas, até agora, a pista exclusiva para as bicicletas não foi concluída. O plano de metas para a expansão de vias para o modal sustentável deve ser cumprido até 2016, quando termina o mandato do atual prefeito.

A ciclovia da avenida T-63, em fase de obras, já tem alguns trechos liberados para uso, mas as condições da pista não agradam as pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte na cidade. Os ciclistas fazem várias reclamações sobre a estrutura. "Ela não vai dar continuidade. Vai pegar um segmento diferente", relatou ao mesmo portal o representante comercial Joaquim Júnior de Oliveira.

Em nota no site da instituição, a prefeitura de Goiânia avisou na semana passada que as obras na ciclovia da avenida T-63 serão retomadas, com o reforço de cem operários no local. “Por determinação do prefeito Paulo Garcia que nos cobrou agilidade neste serviço, mobilizamos essa quantidade de funcionários para que seja entregue o mais rápido possível”, explica Luciano Henrique de Castro, secretário da Semob (Secretária Municipal de Obras e Serviços Públicos).

- Publicidade -

Redação CicloVivo