Inicio Vida Sustentável 3 dicas para escolher as melhores frutas

Vida Sustentável

3 dicas para escolher as melhores frutas

Elas ajudam a manter o corpo hidratado e ainda trazem diversas contribuições para a saúde.

30 de dezembro de 2015 • Atualizado às 12 : 00
3 dicas para escolher as melhores frutas

Incluir frutas nas refeições diárias é uma das mais repetidas recomendações no verão. | Foto: iStock by Getty Images

9.05K
0

Incluir frutas nas refeições diárias é uma das mais repetidas recomendações no verão. Além de saborosas, elas ajudam a manter o corpo hidratado e ainda trazem diversas contribuições para a saúde. Mas, é preciso saber escolhe-las e o CicloVivo dá algumas dicas para ajudar nesta tarefa.

– Frutas da estação sempre


Foto: iStock

O primeiro passo é verificar quais são as “frutas da época”. O Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) possui uma tabela que indica os melhores meses para comprar cada tipo de fruta, verdura e legumes, confira aqui. Elas são mais frescas, possuem menos agrotóxicos e, geralmente, apresentam um custo menor já que aumenta a oferta dos produtos. E como na natureza nada é por acaso, as frutas (quando produzidas e colhidos em seu ciclo natural) oferecem os nutrientes necessários ao organismo em cada época do ano. Exemplo de frutas da estação: melancia, abacaxi, manga.

– Feia por fora, bela por dentro

Apesar de serem deixadas de lado, muitas vezes o aspecto machucado é apenas superficial, ainda há muito que se aproveitar do alimento. Pense que se ela não for vendida, ela pode ser descartada pelo vendedor – muito triste para um país em que mais de 10 milhões de pessoas ainda passam fome. Optar pelas frutas mais “feinhas” também pode ser uma maneira de garantir um desconto na compra.

– Nem sempre é possível aproveitar


Foto: iStock

Às vezes não tem jeito, é preciso também saber quando rejeitar uma fruta que já passou do ponto. No caso das bananas, por exemplo, é normal que ela tenha alguns pontos pretos, mas se ela estiver muito madura só compre se for para fazer doce. Se estiver solta, fora do cacho, veja se ainda tem o talo – pois sem eles haverá proliferação de minúsculas moscas que podem fazer mal a saúde. Manchas escuras também são um bom indício para escolher manga, quando estão assim significa que a polpa está machucada. Para escolher um abacaxi, opte pelos mais amarelos e com os gomos da casca mais abertos. Também cheire a fruta, se tiver um perfume doce está no ponto, se o aroma for muito forte indica que já apodreceu.

Marcia Sousa – Redação CicloVivo

(9051)

logo
Fechar
Abrir
logo