- Publicidade -

Como em qualquer época do ano, os doces não saem do cardápio dos brasileiros e no verão não é diferente. Entretanto as pessoas costumam buscar por sobremesas práticas, saudáveis e de baixas calorias, mas tudo isso sem abrir mão de um delicioso sabor.

- Publicidade -

A alimentação equilibrada e os exercícios físicos ajudam na prevenção de doenças como a obesidade, diabetes, hipertensão e sobretudo problemas cardiovasculares. Evitar o consumo de alimentos industrializados, gordurosos e doces em excesso, que são prejudiciais à saúde, é uma alternativa adequada para quem deseja desfrutar de uma vida saudável.

Juntando os quesitos praticidade, alimentação saudável, baixa caloria e sobremesa saborosa confira duas sugestões de sobremesas do Livro de Receitas HCor:

Opção 1 – Mousse de blueberry com calda de hortelã

Ingredientes

- Publicidade -

Pudim:          

1 pacote de pudim de morango

1 xícara de chá de leite desnatado

- Publicidade -

1 pacote de gelatina de morango

200 gramas de blueberry*

2  potes de iogurte natural desnatado         

Calda:           

1 1 ½  xícara de água

10 ramos de hortelã higienizada

4  colheres de sopa de açúcar

Preparo

Musse: Dilua o pudim de morango no leite, e a gelatina na água, de acordo com as instruções das embalagens. Não aumente a quantidade de líquido para não alterar a consistência da sobremesa. Leve as duas preparações para gelar. Depois que adquirirem consistência, bata o pudim e a gelatina no liquidificador com os demais ingredientes. Divida as porções em taças individuais. Leve à geladeira.

Calda: Aqueça a água, coloque os ramos de hortelã e deixe ferver por 15 minutos. Retire a hortelã, acrescente o açúcar e deixe engrossar até adquirir ponto fio. Este processo demora aproximadamente de 15 a 20 minutos. Deixe esfriar e leve à geladeira. Sirva com a musse.

*Blueberry é uma fruta pequena e roxa também conhecida como mirtilo. Pode ser encontrada in natura ou congelada. Rendimento 7  porções e cada uma delas contém 73,6 Kcal.

Opção 2 – Baravoise de abacaxi


Foto: Roberto Loffel

Ingredientes

2 pacotes de gelatina de abacaxi

1 xícara de chá de água quente

1 xícara de água fria

½ lata de abacaxi em calda (não utilize a calda) ou ½ abacaxi picado cozido com duas colheres de sopa de açúcar (não utilize a calda de cozimento)

1 pote de iogurte natural

Preparo

Dissolva a gelatina na água quente. Acrescente a água fria e misture bem. Leve para gelar até endurecer. Bata no liquidificador a gelatina, o abacaxi e o iogurte. Leve para gelar em tacinhas individuais. Sirva gelado.

Dica: Para deixar a receita mais refrescante, bata algumas folhas de hortelã junto com a bavaroise. Rendimento 9  porções e cada uma delas contém 41,9 Kcal.

O Livro de Receitas HCor é vendido no Mini Shopping do HCor por R$ 35,00 o exemplar.