- Publicidade -

19 de Agosto: O dia em que a Terra ultrapassou o limite de recursos naturais para 2014

No Overshoot Day, dados mostram que o consumo do brasileiro corresponde a 50% a mais da capacidade da Terra.

Demorou menos de oito meses para a humanidade usar todos os recursos naturais do planeta disponíveis para o ano. Hoje o Planeta Azul entrou no vermelho: é o dia da Sobrecarga da Terra (em inglês, Overshoot Day). Pelo resto do ano, vamos manter o nosso déficit ecológico já que reduziremos nossas reservas e aumentaremos ainda mais a quantidade de CO² produzidos na atmosfera.

- Publicidade -

Anualmente, é feito o cálculo pela Global Footprint Network, uma organização internacional pela sustentabilidade, parceira global da Rede WWF. Desde 2000, a data surge cada vez mais cedo: de 1º de outubro em 2000 a 19 de agosto em 2014.

É uma data sem motivo algum para comemoração. Desmatamento, escassez de água doce, erosão do solo, perda de biodiversidade e o aumento de CO² na atmosfera fazem crescer ainda mais a dívida ecológica e trazem prejuízos humanos e econômicos.

"O uso dos recursos naturais acima da capacidade da Terra está se tornando um dos principais desafios do século 21. É um problema tanto ecológico quanto econômico. Países com déficits de recursos e baixa renda são ainda mais vulneráveis. Até mesmo países de renda per capita alta, que tem a vantagem financeira de se bloquearem dos impactos mais diretos da dependência de recursos, precisam saber que uma solução em longo prazo precisa abordar essas dependências antes que se transforme numa situação de crise econômica", afirma Mathis Wackernagel, presidente da Global Footprint Network.

Hoje, 85% da população mundial vivem em países que demandam mais da natureza do que os seus ecossistemas podem renovar. De acordo com os cálculos da GFN, seriam necessários 1,5 planeta para produzir os recursos ecológicos necessários para suportar a atual pegada ecológica mundial. Projeções sobre a população, o uso de energia e a produção de alimentos sugerem que a humanidade vai precisar usufruir da biocapacidade de três planetas bem antes da metade do século. Isso pode ser fisicamente impossível.

- Publicidade -

No caso do Brasil, o consumo médio de recursos ecológicos equivale a 1,6 planeta – bem próximo à média mundial. Mesmo assim, estamos consumindo acima de 50% da capacidade anual do planeta.

Para evitar um colapso dos recursos naturais, precisamos avaliar e repensar nossos hábitos de consumo. De acordo com a CEO do WWF-Brasil, Maria Cecilia Wey de Brito, todos os setores – sociedade civil, poder público e empresas – precisam estar envolvidos no processo de redução dos impactos.

 "O cidadão pode fazer a sua parte melhorando os seus hábitos de consumo. O poder público, por sua vez, é responsável por planejar e implementar políticas públicas de mitigação, como transporte público menos poluente, instalação de ciclovias e planejamento ambiental. Na outra ponta, as empresas têm o papel de melhorar suas cadeias produtivas e oferecer aos consumidores produtos mais sustentáveis", explica.

- Publicidade -

Para saber mais sobre o Overshoot Day e como ele é calculado, confira aqui. Já para calcular a sua Pegada Ecológica e saber como reduzi-la, veja aqui.