- Publicidade -

14 dicas para evitar o estresse

São coisas simples que podem ser colocadas em prática diariamente para ajudar a tornar a carga de uma rotina pesada um pouco mais leve.

Uma rotina corrida, problemas familiares, preocupações no trabalho ou nos estudos são alguns motivos para levar a saúde ao limite. O cansaço que isso provoca no corpo e na mente pode gerar situações de estresse e até se transformarem em transtornos físicos ou psicológicos muito maiores.

- Publicidade -

Diante disso, o CicloVivo separou 14 dicas de coisas simples que podem ser colocadas em prática diariamente para ajudar a tornar a carga de uma rotina pesada um pouco mais leve. Veja abaixo quais são elas:

1. Faça pequenas pausas de dez minutos a cada hora e meia de trabalho. Isso mantém a mente mais focada e também melhora a concentração.

2. Beba muita água. O ideal é a ingestão de, ao menos, dois litros de água por dia. Essa prática potencializa as funções do cérebro, ajuda na memória, concentração e combate diversas doenças.

3. Evite passar muito tempo em jejum. Comer em intervalos regulares evita o estresse de todo o organismo, além de combater aquele mau humor gerado pela fome.

- Publicidade -

4. Pratique esportes. A atividade física ajuda a liberar hormônios que dão prazer e estimulam a sensação de felicidade. Não importa qual seja o melhor horário ou a modalidade, o esporte é sempre uma ótima opção para ajudar a extravasar toda a pressão e estresse que a rotina normalmente impõe.


Foto: ©iStock/Surabky

5. Aproveite o almoço, não apenas para se alimentar, mas, principalmente, para se distrair. Este é um tempo precioso em que você pode sair do ambiente de trabalho e deixar todos os problemas esperando um pouco. Aprecie a comida e uma boa conversa com os colegas sobre qualquer assunto, menos sobre o trabalho.

- Publicidade -

6. Ouvir música e ler um bom livro também ajudam a desviar um pouco o foco e a reduzir a tensão que uma jornada de trabalho tende a gerar. Se você pode trabalhar ouvindo um som relaxante, faça isso. Se não puder, faça-o quando estiver em casa, isso ajuda a esquecer os problemas, da mesma forma como um bom livro também pode levar você a lugares bem distantes das dores de cabeça do dia a dia.


Foto: ©iStock/AlexandrTimofeev

7. Cuide de uma horta, árvore, flor ou de um bichinho de estimação. Qualquer que seja a sua disponibilidade, poder colocar a mão na terra ajuda a revitalizar todas as energias do corpo. Cuidar de um animal também é um jeito de se conectar à natureza e admirar toda a sua perfeição.

8. Tenha uma alimentação balanceada. Gorduras e doces tendem a deixar o organismo vulnerável. Comer alimentos saudáveis ajuda a evitar doenças e pode combater diretamente o estresse. O salmão e as amêndoas têm esse poder. Por outro lado, o café deve ser evitado. A cafeína pode gerar dores de cabeça e deixar o organismo ainda mais acelerado.


Foto: ©iStock/Gbh007

9. Organize o seu tempo. É necessário conseguir separar as atividades do dia para realiza-las com sucesso e poder aproveitar o dia para viver além do trabalho. Separe momentos para fazer atividades que lhe dão prazer e estabeleça metas para resolver os problemas mais chatos.

10. Seja positivo mesmo diante de situações que parecem muito complexas ou simplesmente em uma segunda-feira. A forma como você decide encarar os problemas tende a determinar a importância que eles terão.

11. Seja grato e aprenda a perdoar. Esses dois itens são mais complicados de serem colocados em prática do que muitos dos que vieram antes. Mas, exercer a gratidão nos faz lembrar de que, mesmo em meio ao estresse, problemas e rotina, existem momentos bons, alegrias, risadas, recompensas e muito mais pelo que agradecer. Já o perdão tende a tirar um peso das costas. Deixar de guardar rancor abre espaço para que mais coisas positivas entrem na cabeça e no coração e isso é essencial para que a vida seja mais feliz.

12. Faça todos os dias algo que lhe dê prazer. Pode ser uma comida, uma brincadeira, um programa de televisão, qualquer coisa, mas aproveite intensamente a oportunidade de ter um momento seu e único.


Foto: ©iStock/DragonImages

13. Evite conflitos. Se você sabe que terá uma reunião chata ou que será obrigado a conversar com alguém que lhe incomoda, prepare-se antes e controle-se. Evite bater de frente. Você não pode mudar o outro, mas tem poder para controlar a si mesmo.

14. Durma bem. Garantir que o corpo descanse o suficiente é muito importante para reduzir o cansaço. A fadiga aumenta o estresse e reduz a capacidade de concentração. Assim, com o cansaço acumulado, os problemas vão crescendo e acabam virando uma avalanche.

Por Thaís Teisen – Redação CicloVivo