Inicio Faça você mesmo 12 dicas para usar frutas cítricas na limpeza doméstica

Faça você mesmo

12 dicas para usar frutas cítricas na limpeza doméstica

É possível substituir boa parte dos produtos de limpeza industrializados por opções naturais.

27 de novembro de 2015 • Atualizado às 09 : 42

As frutas cítricas podem ter diversas utilidades além da alimentação. | Foto: iStock by Getty Images

12 dicas para usar frutas cítricas na limpeza doméstica
4.44K
0

As frutas cítricas, principalmente o limão e a laranja, podem ser grandes aliados na hora da limpeza doméstica. Com o auxílio de outros itens simples, como o vinagre e o bicarbonato de sódio, é possível substituir boa parte dos produtos de limpeza industrializados. Veja abaixo 12 dicas.

  1. Spray multiuso

Essa solução é muito simples. Para fazê-la, basta colocar no mesmo recipiente cascas de frutas cítricas e vinagre. Deixe a mistura descansar por duas semanas. Tire as cascas e acrescente água ao vinagre, em proporção 1:1. Ele está pronto para o uso e pode ser aplicado em superfícies de pedra, porcelana, mármore, granito, laminado e cerâmica.

  1. Sabão de limpeza

Misture: 2 colheres de sopa de suco de limão espremido na hora, ½ colher de chá de sabão líquido, ½ colher de sabão em pó (de sódio), 1 colher de chá de borato de sódio (bórax) e 2 xícaras de água quente. Após dissolver tudo, coloque a solução em um frasco e ela está pronta para o uso.

  1. Limão e água, utilizados na mesma proporção, podem ser aplicados sobre as manchas na área da axila em camisas.
  2. O suco de limão também pode ser usado para tirar manchas de tinta das roupas. O ideal é aplica-lo logo que a mancha acontece e depois lavar a peça em água fria.
  3. Mofo e manchas de ferrugem nas roupas também não resistem a uma boa mistura de limão com sal. Deixe a roupa secar ao sol e repita até que a peça esteja limpa.
  4. Colocar uma xícara de café de suco de limão fresco na máquina de lavar roupa durante o ciclo normal de lavagem remove manchas e deixa o branco ainda mais iluminado.
  5. Misturar o suco de limão com o bicarbonato de sódio resulta em um alvejante natural e muito eficiente.
  6. Turbinar o detergente

Colocar uma colher de chá de suco de limão no detergente líquido o deixa muito mais potente contra a gordura.

  1. Ariar panela

Esfregar a metade do limão sobre a panela ou usar um pano encharcado em suco de limão ajudam a dar brilho e reduz o esforço na hora da lavagem.

  1. Bom ar

Misture limão e água para fazer um spray refrescante. Espalhe a solução pela casa.

  1. Limpar o micro-ondas

Alguns alimentos tendem a deixar um cheiro forte no forno micro-ondas. Esse problema pode ser facilmente resolvido se você colocar para esquentar meio limão em um pote de água por três minutos na potência alta.

  1. Polidor de Móveis

Misture ½ copo de suco de limão em 1 copo de azeite de oliva. Essa solução pode ser usada para dar brilho em móveis e em pisos de madeira.

(4436)

logo
Fechar
Abrir
logo