Inicio Vida Sustentável 11 alimentos que hidratam o corpo no verão

Vida Sustentável

11 alimentos que hidratam o corpo no verão

Nutrólogo indica frutas, legumes, verduras e grãos que, além de ajudar a repor líquidos, fazem bem à saúde.

4 de janeiro de 2017 • Atualizado às 11 : 08

Alguns alimentos ajudam manter os líquidos e sais minerais perdidos na transpiração. | Foto: iStock

11 alimentos que hidratam o corpo no verão
15.12K
0

Por causa do calor excessivo nesta época do ano, o corpo tende a perder uma quantidade muito maior de líquido e corre o risco de ficar desidratado. Isso pode afetar o metabolismo e provocar problemas como tontura e pressão baixa. Contudo, não é sempre que temos água, sucos ou refrescos por perto ao longo do dia. Por isso, uma boa alternativa para manter a saúde neste verão é complementar a ingestão de líquidos com o consumo de alimentos que ajudam a hidratar o organismo.

“A ingestão de líquidos não pode ser substituída. No entanto, o consumo de alimentos que possuem água em grande quantidade como abacaxi, melão e melancia ajuda a manter os líquidos e sais minerais que perdemos durante a transpiração”, afirma o Dr. Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração.

Para ajudar a hidratar o organismo neste época do ano, o nutrólogo do HCor sugere uma série de alimentos em diferentes categorias:

Grãos


Foto: iStock

– Arroz integral: cozido, ele apresenta aproximadamente 70,1% de água. Este alimento também possui carboidratos, fibras – úteis ao bom funcionamento do intestino –, manganês, cobre, zinco, potássio, fósforo, além de vitaminas do complexo B, como a piridoxina e a tiamina.

– Feijão: cozido na versão carioca tem 80,4% de água, além de proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, sódio, potássio, cobre, zinco, tiamina, piridoxina e niacina – vitamina também do complexo B.

Frutas


Foto: iStock

– Banana-prata: possui 71,9% de água. Em sua composição apresenta carboidratos, fibras, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, vitamina C, piridoxina e riboflavina (vitamina B2).

– Abacate: crú contém 83,8% de água, além de cobre, zinco, cálcio, magnésio, manganês, lipídeos, carboidratos, fibras, fósforo, potássio, riboflavina e vitamina C.

– Acerola: crua possui 90,5% de água. Em sua composição também encontramos carotenoides, cuja atuação auxilia o processo de respiração celular, além de sintetizar os pigmentos da retina. A fruta também contém riboflavina, niacina, vitamina C, magnésio, fósforo, potássio, cobre, zinco, carboidratos, fibras e cálcio.

Legumes


Foto: iStock

– Cenoura: crua possui 90,1% de água. O legume também é composto de carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

– Abóbora: tem cerca de 86,4% de água. Cozida é rica não só em fósforo e fibras, mas também em potássio, o que auxilia os batimentos cardíacos e o bom funcionamento dos músculos.

– Abobrinha italiana: apresenta 93,9% de água, fósforo e potássio.

Verduras


Foto: iStock

– Espinafre: possui 94% de água. Também é composto de proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, sódio, potássio, cobre, zinco, carotenoides, tiamina, riboflavina, piridoxina e vitamina C.

– Agrião: crú contém cerca de 93,9% de água, além de potássio, vitamina C, fósforo e cálcio que é fundamental para a saúde dos ossos.

– Couve manteiga: crua tem 90,9% de água e também vitamina C, fibras, cálcio, magnésio, fósforo, niacina e potássio.

(15117)

logo
Fechar
Abrir
logo