- Publicidade -

10 melhores maneiras de reciclar no escritório ou em casa

Reutilizar material ou descartá-los de maneira correta é muito simples, basta seguir alguns exemplos e colocá-los em prática na sua vida cotidiana. O CicloVivo compilou as dez melhores maneiras de você reciclar no escritório ou em casa.

Reutilizar material ou descartá-los de maneira correta é muito simples, basta seguir alguns exemplos e colocá-los em prática na sua vida cotidiana. Deste modo você poupa recursos e ajuda o meio ambiente. 

- Publicidade -

Para ajudá-los nesta missão, o CicloVivo reuniu as dez melhores maneiras de você reciclar no escritório ou em casa.

1. Compre papel reciclado. Imprima somente o necessário. Se for preciso, imprima dos dois lados. Depois que usar o papel ao invés de descartá-los, recicle-os. Reciclando uma tonelada de papel, você pode “salvar” 17 árvores, mais de 26 mil litros de água e mais de dois metros cúbicos de espaço em aterros sanitários.

2. Recicle sua tecnologia ultrapassada. De acordo com a EPA (Environmental Protection Agency), os norte-americanos jogam fora dois milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano. O Brasil, de acordo com o Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma) é o país que mais produz lixo eletrônico entre os países em crescimento. Evite aumentar este número através da reciclagem de sua tecnologia ultrapassada. Para mais informações sobre reciclagem de eletrônicos, visite o site e-lixo (para quem mora em São Paulo) ou Made in Forest (para o Brasil). 

3. Tenha sempre uma lixeira de reciclagem disponível. Certifique-se de que sua casa e seu escritório estão equipados com lixeiras de reciclagem para papel, plástico, metal e vidro. Mantenha-os em campo aberto e rotule-os de forma adequada. Às vezes, o fator conveniência é tudo o que é necessário.

- Publicidade -

4. Recicle toner e cartuchos de tinta vazios. Quase oito cartuchos são jogados fora nos Estados Unidos a cada segundo, o que significa 700 mil cartuchos diariamente. No Brasil existem empresas especializadas na recolha deste material e recarregamento do mesmo, inclusive existem fabricantes que fazem reciclagem de cartuchos, basta fazer a solicitação por email.

5. Se possível compre cartuchos remanufaturados. Cada cartucho remanufaturado mantém mais de um quilo de metal e plástico fora dos aterros e economiza cerca de quatro litros de petróleo.

6. Recicle jornais velhos que estejam pelo escritório. Quando terminar de ler o jornal, ou deixe-o para alguém ler ou recicle-o.

- Publicidade -

7. Procure por opções recicladas em todos os produtos que você compra. Não é apenas o papel que pode ser reciclado. 

8. Compre baterias recarregáveis. O tempo de vida de uma bateria recarregável iguala-se a mil baterias comuns. Quando você descartar suas baterias, procure um ponto de coleta próximo à sua casa e dê uma destinação correta.

9. Use pendrives ou HDs externos para salvar projetos. Se for necessário comprar CDs ou DVDs, compre os regraváveis?? para que possam ser utilizados mais de uma vez.

10. Reutilize seu copo de café. Ou melhor ainda, compre uma caneca para evitar o desperdício causado por jogar fora o plástico ou isopor.

Redação CicloVivo