- Publicidade -

9 monumentos que aderiram ao Outubro Rosa

Diversos monumentos das capitais brasileiras ganharam iluminação na cor rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama.

Há mais de duas décadas, o mês de outubro se transformou em sinônimo de prevenção e combate ao câncer de mama, uma das doenças mais comuns entre as mulheres. Entre as campanhas de conscientização, anualmente, promove-se a iluminação especial nos monumentos do mundo inteiro para chamar atenção sobre o assunto.

- Publicidade -

Ainda é preciso espalhar muitas informações sobre o câncer de mama. Um dos aspectos positivos, por exemplo, é que, se identificado logo no início, o quadro da doença tem muitas chances de reversão, veja aqui. Para reforçar a importância de se falar mais o tema, a cidade de São Paulo aderiu ao movimento chamado de “Outubro Rosa”. Ao longo de todo o mês, o Ilume (Departamento de Iluminação Pública) está iluminando diversos monumentos da capital na cor rosa, que simboliza mundialmente luta contra o câncer de mama. Confira abaixo os locais que podem ser apreciados.

Viaduto do Chá

O famoso viaduto está localizado no Vale do Anhangabaú. Foi o primeiro viaduto construído na cidade, sendo inaugurado em 1892.


Foto: Fernando Pereira/SECOM

- Publicidade -

Monumento às Bandeiras

Localizada na entrada do Parque Ibirapuera, a escultora de Victor Brecheret foi inaugurada em 1954 em comemoração ao IV Centenário da cidade de São Paulo.


Foto: Cesar Ogata/SECOM

- Publicidade -

Ponte das Bandeiras

Construída no século XIX, a Ponte das Bandeiras cruza o rio Tietê. Ao lado há duas torres de 25 metros de altura com um mirante.


Foto: Cesar Ogata/SECOM

Ponte Octávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada)

Inaugurada em 2008, as duas pistas estaiadas da ponte cruzam o rio Pinheiros, no bairro do Brooklin. É a única ponte estaiada do mundo com duas pistas em curva conectadas a um mesmo mastro.


Foto: Cesar Ogata/SECOM

Ponte Padre Adelino (Estaiada do Tatuapé)

A ponte estaiada da zona leste foi inaugurada em 2011 para interligar a Mooca ao Tatuapé. A ideia era desafogar o trânsito na avenida Salim Farah Maluf.


Foto: Fernando Pereira/SECOM

Teatro Municipal

O Teatro Municipal de São Paulo é um dos mais importantes teatros da cidade e um dos cartões postais da capital paulista.


Foto: Paulo Pinto/ PMSP

E não foi só em São Paulo que os monumentos ganharam colorido:

Palácio do Planalto

O local onde está localizado o Gabinete Presidencial do Brasil foi inaugurado em 1960. Antes de sua construção, a sede do poder político era no Rio de Janeiro. 


Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Congresso Nacional

Como a maioria das construções oficiais brasilienses, o edifício do congresso foi projetado por Oscar Niemeyer. A obra foi inaugurada em 1960.


Foto: José Cruz/ Agência Brasil

Catedral Metropolitana

A Catedral São Sebastião do Rio de Janeiro apresenta formato cônico, linhas retas e sóbrias com vitrais coloridos das paredes até a cúpula. 


Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil 

Redação CicloVivo