- Publicidade -

10 mitos e verdades sobre alimentação vegana

Dietas vegetarianas e veganas estão cada vez mais comuns. Mas, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre elas.

Foto: iStock by Getty Images

Dietas vegetarianas e veganas estão se tornando cada vez mais comuns. Seja pela preocupação ambiental, pelo cuidado com os animais ou simplesmente pelos benefícios que elas podem oferecer à saúde, o que se tem certeza é que elas ganham novos adeptos todos os dias.

- Publicidade -

Mas, este tipo de alimentação ainda gera dúvidas em algumas pessoas. Para esclarecer parte delas, Albert Kribely, fundador da Vip Food, empresa que comercializa refeições saudáveis fez uma lista com alguns mitos e verdades sobre o veganismo. Veja abaixo quais são eles:

  1. Vegetarianismo e veganismo são a mesma coisa?

A Dieta vegetariana pode ser adotada por motivos diversos, como saúde, ética ou religião, já o veganismo tem como foco principal a questão ética pela não exploração animal, isso implica em uma dieta mais radical.  O vegan não consome nenhum produto de origem animal, por exemplo, carne, leite e todos os seus derivados, até mel e lã. Já no vegetarianismo, não se consome carne, porém é permitido produtos de origem animal como ovos e laticínios.

  1. Veganos têm deficiência de cálcio?

MITO: O leite de vaca é de fato uma fonte de cálcio extremamente relevante, porém existem outras maneiras de obtê-lo. Hoje em dia há uma infinidade de leites vegetais fortificados com alto teor de cálcio e nutrientes equivalentes ao leite de vaca. Outra forma também de repor cálcio no organismo é consumir alimentos como tofu, couve, e brócolis.

  1. É prejudicial ao organismo consumir grandes quantidades de soja?

MITO: Claro que nada em excesso faz bem, no entanto, é sim permitido consumir soja em grandes quantidades, mas é necessário manter um equilíbrio com os demais alimentos consumidos, como folhas e vegetais.

- Publicidade -
  1. Alimentação vegana é benéfica à saúde?

VERDADE: Estudos apontam que pessoas que adotaram o estilo de vida vegano apresentaram menos quantidade de colesterol no organismo e menos chances de desenvolver leucemia e qualquer tipo de câncer.

  1. Veganos perdem peso com facilidade?

MITO: Uma dieta vegana pode ser uma maneira saudável de perder peso, mas precisa estar atrelada a uma rotina regular de exercícios físicos. A dieta vegana não tem baixo teor de gordura, por consequência não garante a perda de peso com maior facilidade.

  1. Crianças podem ser veganas?

VERDADE: A dieta vegana pode ser aplicada pelas crianças, desde que seja muito bem planejada, com acompanhamento de nutricionista e com bastante cuidado.

- Publicidade -
  1. Vegano não consome proteína?

MITO: Existem proteínas de origem vegetal que podem ser encontradas no feijão, grão-de-bico, lentilha, brócolis, cogumelos, soja e muitos outros alimentos. Amêndoas e nozes, por exemplo, também contém proteínas.

  1. Quem se torna adepto de uma dieta vegana não fica doente?

MITO: Quem leva um estilo de vida vegan, não está imune a doenças. Porém, estudos indicam que pessoas que adotaram dietas veganas ficam doentes com menos frequência devido ao tipo de alimentação saudável e equilibrada.

  1. Veganos têm mais dificuldade em ganhar massa muscular?

MITO: Muitas pessoas acreditam que veganos têm mais dificuldades em ganhar massa muscular, porém, não é verdade. A combinação de cereais (como arroz, milho, aveia e outros) com leguminosas (como feijão, soja e etc) já garante a quantidade de proteína encontrada em carnes e ovos.

  1. Dieta vegana é mais cara?

MITO: Atualmente existem muitos produtos disponíveis no mercado em uma variedade de preços e marcas, o que facilita para o adepto a dieta escolher qual é o mais acessível para ele. Além disso, armazenando de forma correta grãos, cereais, legumes e outros, é possível criar uma dieta mais barata e acessível.