- Publicidade -

10 dicas para reaproveitar sobras de alimentos da geladeira

Grande parte dos alimentos desperdiçados poderiam ser reaproveitados de outra forma.

O Brasil está entre os 10 países que mais desperdiçam comida no mundo. Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), as 40 mil toneladas de alimentos jogadas fora por dia poderiam nutrir cerca de 19 milhões de pessoas diariamente.

- Publicidade -

Nem todo mundo sabe, mas uma grande parte dos alimentos desperdiçados poderiam ser reaproveitados de outra forma. As cascas de frutas e legumes, por exemplo, têm um alto valor nutricional e, de acordo com a ONG Banco de Alimentos, possuem uma quantidade até maior de vitaminas, sais minerais e proteínas que a parte que normalmente consumimos.

Para reduzir o desperdício de alimentos e ainda diminuir o acúmulo de lixo orgânico, que pode atrair ratos, moscas e baratas, selecionamos 10 dicas para você reaproveitar os alimentos de sua geladeira. Confira:

Compressa para reduzir o inchaço dos olhos – Para reduzir o inchaço ao redor dos olhos, utilize casca de batata, uma verdadeira aliada desse problema. Sobre a pele, pressione o lado úmido das cascas frescas durante 15 minutos. Essa mesma técnica também pode aliviar os sintomas da acne.


Foto: iStock Photo

- Publicidade -

Bolo de cascas de frutas – Os ingredientes dessa receita são dois copos de cascas de frutas lavadas (banana, goiaba, manga, pera), uma e meia colher (sopa) de manteiga, uma colher (chá) de fermento em pó, dois ovos, duas e meia xícaras (chá) de farinha de trigo, um copo de leite, um copo de açúcar e uma pitada de sal. Depois de bater as cascas e o leite no liquidificador, coe o líquido e reserve. Bata o açúcar, as gemas e a manteiga e, em seguida, acrescente as cascas batidas, a farinha e o fermento. Coloque as claras batidas em neve por último, misture tudo e asse em uma forma untada.


Foto: iStock Photo

Chá de casca de abacaxi – Para fazer esse chá, as cascas do abacaxi devem ser lavadas muito bem. Depois, coloque em uma panela as cascas e um litro de água filtrada. Deixe ferver, apague o fogo e tampe a panela por 10 minutos antes de beber.

- Publicidade -


Foto: iStock Photo

Preparando raspadinhas – Se você quiser fazer uma raspadinha natural deliciosa para os dias quentes, saiba que é muito simples! Rale as cascas que sobraram das frutas cítricas e, em um recipiente adequado, coloque-as no congelador. Quando quiser se refrescar, é só bater as cascas raladas com água (açúcar ou adoçante a gosto) no liquidificador e servir.


Foto: iStock Photo

Doce de entrecasca de melancia – Depois de guardar as cascas de meia melancia, remova a parte verde e passe a polpa branca pelo ralador. Coloque a melancia, meio quilo de açúcar e meio copo de água em um panela e deixe ferver por 10 minutos até formar uma calda. Adicione cravo e canela a gosto antes de começar a ferver.


Foto: iStock Photo

Chá de maçã com mel – Com as cascas de 6 maçãs, 3 a 4 copos de água, uma colher (sobremesa) de canela em pó, uma colher (chá) de mel e uma colher (chá) de suco de limão, faça um chá de maçã com mel muito saboroso! Coloque as maçãs em uma panela e cubra com água, suco de limão e canela, deixe no fogo por 10 minutos até o líquido ficar colorido e, em seguida, tire as cascas de maçã. Adicione o mel e prove para ver se está bom ou se precisa adoçar mais.


Foto: iStock Photo

Prepare um caldo – O topo do aipo, a pele da cebola e do alho, a casca da cenoura e outros restos de comida podem render um excelente caldo de vegetais. Basta guardar as sobras em um recipiente e deixá-las no congelador até você ter a quantidade suficiente para cozinhá-las. Quando o caldo estiver pronto, jogue a parte sólida em um lixo orgânico.


Foto: iStock Photo

Hidratante de abacate – O abacate é um ótimo hidratante para a pele. Esfregue a casca interna no rosto e deixe agir por alguns minutos. Ao final, basta enxaguar. Em pouco, você verá resultado.


Foto: iStock Photo

Sobras de queijo – Se você tem restos de queijo guardados na geladeira de sua casa e eles ainda estão prestes a perder a validade, uma ótima dica é utilizá-lo como tempero para diversos pratos. Dá para polvilhar o queijo sobre massas, saladas e sopas. Para quem não dispensa um bom filé à parmegiana, vale cobrir a carne, peixe ou frango com queijo ralado e colocar no forno para derreter.


Foto: iStock Photo

Talos e folhas das hortaliças – Se não tiver em mente o que fazer com os talos e folhas, uma excelente ideia é reaproveitá-los em refogados, recheios, bolinhos, farofa, entre outras receitas e se beneficiar da grande quantidade de fibras presentes nessas partes das hortaliças.


Foto: iStock Photo