- Publicidade -

1 bilhão de pessoas viverão em cidades sem água suficiente até 2050, diz Banco Mundial

Quase um terço da água do mundo está na América do Sul, mas isso não é suficiente.

- Publicidade -

Segundo dados do Banco Mundial, até 2050, mais de um bilhão de pessoas viverão em cidades sem água suficiente. À medida que a população aumenta, também cresce a necessidade de abastecimento. O principal problema é que a quantidade de água no mundo não aumenta.

Nesse cenário, a América Latina desempenha um papel-chave, porque possui a maior quantidade de água doce do mundo. Segundo a Global Water Partnership (GWP), quase um terço dos recursos hídricos renováveis estão na América do Sul.

Na lista de países que contam com a maior quantidade de água, três representantes do continente estão entre os primeiros: Brasil (primeiro), Colômbia (terceiro) e Peru (oitavo).

Mas essa abundância de água não é suficiente para todos. Em cidades como Lima, São Paulo e Cidade do México, onde a demanda por esse recurso é muito elevada, grande parte da água potável é desperdiçada devido ao uso ineficiente e às instalações precárias, agravando assim a crise futura. São os bairros de maior renda que mais desperdiçam água em comparação aos bairros pobres, cujos habitantes sofrem com a escassez diária do recurso.

- Publicidade -

Os bairros periféricos são os mais prejudicados

No Peru, por exemplo, onde uma grande região do país é um enorme deserto, os que estão mais afastados obtêm água através de caminhões-pipa, poços artesianos, rios, valas ou nascentes. Muitas vezes a qualidade dessa água é inadequada e seu abastecimento não é seguro. A cobertura de saneamento no país já supera 90%, mas são justamente os que não têm acesso à rede que pagam mais pelo serviço.

A Superintendência Nacional de Serviços de Saneamento (SUNASS) indica que um metro cúbico de água para um usuário conectado à rede pública custa aproximadamente 30 centavos de dólar, enquanto a compra de água de caminhões-pipa pode chegar a custar mais de quatro dólares (12 reais) por metro cúbico, ou seja, 12 vezes mais.

- Publicidade -

Do Banco Mundial