- Publicidade -

Embaixador Ruben Ricupero critica pauta da Rio+20

A pauta dos temas a serem debatidos na Rio+20 foi bastante criticada pelo embaixador Rubens Ricupero, que foi um dos negociadores da Eco92. Para ele, o foco da reunião deveria ser mais voltado para as questões ambientais.

O documento com a pauta dos temas a serem debatidos na Rio+20 foi bastante criticado pelo embaixador Rubens Ricupero, que foi um dos negociadores da Eco92. Para ele, o foco da reunião deveria ser mais voltado para as questões ambientais.

- Publicidade -

Diante desta divergência de opiniões, Ricupero fará um documento, a ser enviado para o governo, criticando a pauta. A refutação conta também com o apoio do físico José Goldemberg e do ex-deputado Fábio Feldmanm, que auxiliarão a criação de um documento alternativo com diretrizes focadas realmente em meio ambiente.

Para o embaixador, os três pilares da sustentabilidade são obtidos somente a partir da preocupação com o meio ambiente. “As pessoas não percebem que o ambiente é a condição de possibilidade dos pilares econômico e social. O foco da conferência Rio+20 deve ser ambiental”, defendeu.

Ricupero protege a ideia de que existam assuntos importantes e extremamente urgentes que devem ser tratados na conferência da ONU. Um dos temas citados por ele é a mudança na temperatura global, a exemplo do que ocasionou a Era Glacial. “O que nos separa da última era glacial é uma diferença de cinco graus Celsius. Se nós tivermos mais cinco graus Celsius a partir de agora, não sabemos o que vai acontecer”, explicou o embaixador.

O documento alternativo será encaminhado ao governo brasileiro, mas mesmo que não seja usado na mesa de discussões das autoridades mundiais, Ricupero garante que se esforçará para que os assuntos sejam discutidos pela sociedade civil durante o evento. Com informações da Folha.

- Publicidade -

Redação CicloVivo