arquitetura e design

 

Projeto traz solução barata e eficaz para plantio de hortas em centros urbanos

Postado em 14/07/2011 às 12h24
Projeto "Plantando na Cidade" na Faculdade Cantareira, uma alternativa barata e eficaz / Foto: Divulgação
 

O projeto “Plantando na Cidade” é uma iniciativa desenvolvida pelo professor Marcos Victorino, da Faculdade Cantareira, de São Paulo. A ideia é trazer uma horticultura sem solo, ou seja, uma horta em terraço. O projeto traz uma solução barata e eficaz para trazer mais verdes às grandes metrópoles, que sofrem com a falta de espaço por conta do crescimento urbano.

O “Plantando na Cidade” é um projeto de hortas suspensas sobre telhas em espaços pouco valorizados da metrópole, como lajes e quintais em terrenos de imóveis comerciais ou residenciais. As hortas foram plantadas no Colégio Jardim São Paulo, na Zona Norte, e no próprio campus da Faculdade Cantareira, no bairro do Belém, ambos na capital paulista, além de atendimento a projetos particulares.

A produção da horta do colégio tem a participação dos alunos do ensino fundamental e vai direto para a merenda das crianças. As verduras e legumes também são consumidos localmente, na região do bairro do Belém. Esse é um dos benefícios: os vegetais vão direto da terra para o prato. Na Faculdade Cantareira, os próprios alunos do curso Superior de Agronomia cuidam, consomem e realizam pesquisas nas hortas.

O método da produção nas telhas pode ser adaptado para qualquer espaço, desde que haja incidência de sol.  A horta pode ser construída com telhas a partir de um metro de comprimento. Uma telha de quatro metros custa em média R$ 150. Ainda há o custo com terra e sementes, normalmente encontradas a um preço acessível. O que barateia este sistema de horta suspensa é que a própria telha garante uma impermeabilização adequada. O escoamento da água deve ser feito diretamente para uma calha ou ralo existentes no local.

A horta pode ser irrigada manualmente ou também pode ser instalado um sistema de gotejamento para a manutenção diárias das plantas.

Redação CicloVivo

Leia também
 




  • 1 comentários
  • 60
  • Compartilhar:
Envie o seu comentário
camila

Achei bastante interessante esse projeto,porém cada um de nós podemos fazer nossa parte em nossas casas mesmo.Eu por exemplo acabei de fazer uma horta orgânica na minha casa com garrafas pet e deu super certo,além de está ganhando em qualidade de vida estou sendo sustentável.

10
 
 

arquitetura e design

últimas notícias

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Receba notícias no seu email

agenda sustentável

PUBLICIDADE

+ lidas

  1. Saiba como fazer uma horta caseira reutilizando garrafa PET
  2. 8 maneiras de fazer um jardim vertical
  3. Aprenda a fazer a horta de garrafa PET do “Lar Doce Lar”
  4. 5 maneiras de fazer artesanato com jornal
  5. 10 enfeites natalinos sustentáveis para você fazer
  6. Dica: Como fazer uma árvore de natal reutilizando garrafas PET
  7. Decoradora premiada trabalha exclusivamente com garrafas PET

enquete

Você trocaria o seu livro por um e-book?

Sim, é fácil de se comprar, mais barato e posso ler em qualquer lugar.
Não, nada pode ser comparado ao papel em minhas mãos.
Não, eu gosto de colecionar meus livros em casa.
Eu prefiro pegar livros emprestados na biblioteca.
Apenas em alguns casos.
PUBLICIDADE

programas