No próximo domingo (29), das 7h às 17h, haverá um mutirão na região de Itapecerica da Serra. Organizado por um grupo de bioconstrução, a atividade é aberta a todos que desejarem aprender algumas técnicas de permacultura e, ao mesmo, ajudarem na construção. Ou seja, aprendendo na prática.

Na ocasião, será finalizada a sala que funcionará como banho de ervas com banheiro seco. Paredes pintadas com tinta de terra local e uma parede de pau a pique fazem parte da programação. 

A atividade será realizada na Cooperativa de Bioconstrução Ikobé, localizada na Estrada do Morro Grande, 19, município de São Lourenço da Serra (SP). A contribuição em dinheiro é espontânea. Mais informações sobre a oficina, você encontra aqui.

Bioconstrução

A bioconstrução se baseia no princípio de que é possível construir tendo um impacto ambiental muito baixo. É por isso que são utilizados materiais locais, como terra, pedra, palha e madeira. Algumas das técnicas comuns são: Superadobe, adobe, COB, taipa de mão e taipa de pilão. Saiba mais sobre neste material online: Cartilha grátis ensina técnicas de bioconstrução.

Foto: Ikobé – Cooperativa de Bioconstrução