Ginseng orgânico é uma planta herbácea medicinal, de nome científico Panax ginseng L., em que Panax vem do grego e significa “cura tudo”. Originária da China, Coreia, Japão e Rússia, em regiões montanhosas e de clima frio, tem flores roseadas, frutos pequenos e vermelhos e raízes grossas amareladas.

De acordo com o especialista em agricultura orgânica Thiago Tadeu Campos, é amplamente utilizada para fins medicinais em todo o mundo, a raiz da ginseng orgânica possui um formato que lembra uma pessoa (é daí que vem o significado do nome ginseng, da cultura chinesa, “homem planta”), com cores que variam entre branco-acinzentadas e amarelo âmbar.

Sua raiz é rica em ginsenósidos, que auxilia no combate à fraqueza e exaustão, melhora as atividades mentais, devido à sua atividade antioxidante, melhora a circulação sanguínea, ajuda a baixar o colesterol, tem ação imunoestimulante e anti-inflamatória. Outro uso é como afrodisíaco, sendo estimulante para homens e mulheres.

 

Foto: iStock by Getty Images
Foto: iStock by Getty Images

Combinada com extratos de folhas de Ginkgo biloba, uma árvore que ocorre nessas mesmas regiões, é eficaz para melhora da memória.

Como usar a raiz

Para obter os benefícios desta raiz orgânica, recomenda-se o consumo de oito gramas por dia, porém doses mais elevadas podem ter efeitos contrários. Pode ser um complemento em sopas e também utilizada em bebidas como tônico e chás, e em cápsulas.

Existem alguns medicamentos capsulados com a junção da ginseng orgânica com Ginkgo biloba e polivitamínicos, suplementos alimentares e chás apenas com ginseng. 

Os efeitos colaterais e contraindicações

Dentre os efeitos colaterais, destaca-se a insônia, e, quando em doses exageradas, a irritabilidade, dor de cabeça, diarreia, erupções da pele, tonturas, entre outros. Gestantes, crianças, pessoas com doenças autoimunes, com sangramento, que receberam transplante, que tenham endometriose ou miomas não devem usar.

Já as pessoas diabéticas, com problemas cardíacos, que sofrem com insônia, esquizofrenia e pressão alta devem tomar cuidado e consultar um médico antes de sua utilização.

Foto: iStock by Getty Images
Foto: iStock by Getty Images

 

Saiba como plantar ginseng orgânico

Como esta planta não é de clima tropical, deve-se respeitar algumas de suas exigências, como 80% de sombra, abundância de matéria orgânica e boa drenagem.

Sua germinação é lenta e pode demorar até dois anos no seu clima originário. Então, para contornar esse problema e poder cultivar a ginseng em sua horta orgânica, mesmo em climas tropicais, deve-se ajudar na quebra da dormência colocando as sementes em solução de ácido giberélico com água por 24 horas, depois semear em uma caixa com areia, preferencialmente de rio, na geladeira a 5ºC de temperatura.

Após uns 30 a 45 dias, quando germinar, deve-se plantar com cuidado em hortas. A colheita da raiz é aos 5 anos, mas os benefícios fazem valer a pena ter essa raiz em sua horta medicinal.

DESCRICAO_AUTOR_THIAGO_TADEU_CAMPOS

Jornalista, social media e aparelhada para gostar de passarinhos. Tem interesse por mais assuntos do que é capaz de acompanhar. Aqui escreve sobre infinitas possibilidades de tornar o mundo um pouquinho melhor.