Uma raiz popular na mesa, a cenoura (Daucus carota) é originária do Irã e Afeganistão, e existe em diversas colorações, como as amarelas e as roxas, sendo a alaranjada a mais cultivada por ser mais nutritiva para nós que as outras.

Sua popularidade vem da facilidade do cultivo, mas também dos seus benefícios à saúde. Ela é fonte das vitaminas A, B1, B2, B5 e C, cálcio, sódio e potássio, e, por isso, é boa para ajudar a fortalecer os ossos e dentes, e pode ser utilizada para combater prisão de ventre, dores de estômago, anemia, auxilia na prevenção de doenças cardíacas e ajuda na digestão. Ela também é conhecida por ser eficiente no combate à obesidade infantil, ao envelhecimento, na prevenção do câncer de cólon e à morte prematura.

A escolha de cultivar depende da época de plantio

De acordo com o Especialista em Agricultura Orgânica Thiago Tadeu Campos, durante o planejamento da sua horta ou plantação, procure informações sobre as melhores cultivares e qual a época adequada para cada uma, para garantir o sucesso do seu plantio.

Apesar da cenoura poder ser plantada durante todo o ano, o bom desenvolvimento depende da cultivar. Cultivares do grupo Nantes podem ser plantadas no outono e inverno, e cultivares do grupo Brasília são recomendadas para o final do inverno, primavera e verão.

Escolha o local adequado para a cenoura

Foto: iStock by GettyImages

Se você já escolheu a cultivar, agora é hora de plantar, então fique atento às condições de clima, luminosidade e solo que a cenoura prefere, para que seu cultivo seja saudável.

A cenoura está adaptada a climas próximos de 16ºC a 22ºC. Em locais com temperaturas de 30ºC, o desenvolvimento da planta fica prejudicado, e em temperaturas menores que 7ºC também é arriscado. O ideal de temperatura na germinação é de 20ºC a 30ºC.

Já na escolha do local para plantio, prefira aqueles que recebem bastante luz solar direta. Se for interessante, você pode cultivar a cenoura em uma horta orgânica bem ensolarada com outros alimentos também, e então ela pode ficar somente um pouco sombreada.

Quanto ao solo, a cenoura cresce bem em solos profundos, bem drenados, com grande quantidade de matéria orgânica e com pH próximo ao neutro, ou seja, de 6 a 7,5.

Aprenda a plantar cenoura orgânica

Para plantar cenoura em sua horta orgânica, faça canteiros de 1,10 m de largura e 15 cm de altura. Depois, prepare os sulcos de 1 a 2 cm de profundidade, com distância de 20 cm de cada. Coloque as sementes de cenoura nos sulcos de maneira manual ou, se for em grande área, você pode utilizar uma plantadeira. A distância de uma semente para outra pode ser de 5 a 10 cm.

Você pode plantar cenoura em vasos também. Somente se lembre de colocar ela em um vaso com, no mínimo, mais de 5 cm do tamanho da cenoura.

No plantio de cenoura, faça a irrigação todos os dias até que a planta apareça no solo. Nunca deixe encharcar, mas deixe sempre úmido o solo. Se a irrigação não for feita adequadamente, a raiz pode rachar e não ser utilizada para venda ou consumo. Depois da germinação, regue a cada três dias.

Faça a manutenção do seu plantio

A manutenção do seu plantio envolve retirar todas as plantas invasoras ou daninhas, principalmente até os 25 dias depois da emergência da cenoura, ficar atento à irrigação e à adubação (geralmente quando está faltando um nutriente, aparece cores diferentes nas folhas das plantas), e verificar se está sendo atacado por pragas. Qualquer excesso ou deficiência desses fatores prejudicam o bom desenvolvimento da planta e também reduz a qualidade do alimento.

Depois de 25 dias do plantio, pode-se retirar algumas plantas, fazer o desbaste, para deixar seu canteiro somente com 10 a 15 plantas por metro linear. Isso ajuda no melhor desenvolvimento das plantas que ficaram, por estar eliminando parte da competição por nutrientes e água.

Como saber a hora certa de fazer a colheita

Foto: iStock by GettyImages

Para colher suas cenouras, observe as folhas. Se as folhas velhas estiverem amareladas, indo para o tom amarronzado, e as folhas novas entortadas para baixo, é uma ótima hora para fazer a colheita. Ou você pode esperar de 80 a 110 dias após a semeadura, que já estarão prontas. Faça a irrigação para que não danifique as raízes e então arranque pelas folhas. Retire as folhas, lave as cenouras, selecione as melhores e as coloque para secar. Agora é só consumir ou comercializar.

Porque plantar cenoura orgânica vai melhorar sua qualidade de vida

Você acabou de ver como é simples produzir cenoura orgânica. Não é preciso muito espaço e técnicas sofisticadas, e ainda te dá muitos benefícios. Além da terapia que é plantar e mexer com a terra, você terá mais um alimento saudável na sua mesa, que pode compor uma diversidade de pratos e, ainda melhor, te ajudar na sua saúde.