Aberto a todos interessados em se aprofundar nos aspectos ecológicos na implantação dos jardins, obter subsídios técnicos para a implantação de jardins atrativos à fauna e conhecer espécies da flora e fauna que habitam e frequentam o Parque Ibirapuera, em São Paulo. Este é o curso que será ministrado durante os sábados do mês de setembro no maior parque da capital paulista.

Os temas a serem abordados são o seguinte: Morfologia floral – polinização – morfologia dos frutos – dispersão de frutos e sementes – técnicas de jardinagem: preparo de solo, semeadura, multiplicação vegetativa de plantas, confecção de vasos e canteiros – tecnologia de sementes: coleta, beneficiamento, quebra de dormência – observação e identificação de espécies animais e vegetais – comportamento de polinizadores e dispersores de sementes – elaboração de um plano de implantação de jardim.

Programação

1/09/2018 – Aula teórico-prática – Apresentação do Curso; importância dos jardins para os animais. Os polinizadores no Jardim: morfologia da flor, síndromes florais, princípios para montar um jardim atrativo. Montagem de floreira atrativa aos polinizadores.

Facilitação: Ana Maria e Linda

Local: CAMPO EXPERIMENTAL

15/09/2018 – Aula teórico-prática – Frutos atrativos para os animais: morfologia dos frutos, síndromes de dispersão, lista de espécies. Coleta, beneficiamento e semeadura de espécies atrativas à fauna.

Facilitação: Ana Maria e Linda

Local: CAMPO EXPERIMENTAL

22/09/2018 – Trilha – Observação das interações fauna-flora. Planta focal: levantamento das interações.

Facilitação: Ana Maria e Linda

Local: CAMPO EXPERIMENTAL

29/09/2018 – Aula teórica – Os perigos do jardim: agravos à fauna causados pela interferência humana. Saída a campo para apreciação de práticas favoráveis e desfavoráveis à presença da fauna silvestre no meio urbano.

Facilitação: Ana Maria e Linda

Local: UMAPAZ

6/10/2018 – Aula teórico-prática – Elaboração de um jardim amigo da fauna: princípios, recursos vegetais, físicos, estéticos, construções amigáveis à fauna.

Facilitação: Ana Maria, Linda e Thiago

Local: UMAPAZ

Sobre os facilitadores

  • Linda Lacerda da Silva é Bióloga com Mestrado em Ciências Agrárias (UFV) e Doutorado em Biologia Vegetal (UNESP – Rio Claro). Tem experiência de mais de 30 anos em Botânica, Anatomia Vegetal e Jardinagem, e de 12 anos com manejo de animais silvestres com ênfase na conservação do bugio-ruivo (Alouatta clamitans);
  • Ana Maria Brischi é Bióloga e Professora com Mestrado em Biologia Vegetal (UNESP – Rio Claro). Tem experiência de 12 anos na produção de mudas e de 12 anos no manejo e conservação de animais silvestres, com ênfase no estudo das Interações Fauna-Flora.
  • Thiago Beloni Graduado em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP. Especialização em Gestão Pública pela UMC. Atuação como Engenheiro Agrônomo há 9 anos na SVMA. Experiência em Arborização Urbana, Paisagismo, Manutenção de áreas verdes e Horticultura.
Foto: iStock by GettyImages

Certificado

Receberá o Certificado de Participação o aluno que obtiver 75% de presença e aproveitamento bom ou satisfatório. O aluno poderá ter uma falta.

A ausência injustificada do participante na primeira aula acarretará no seu desligamento da turma para inclusão do primeiro interessado da lista de espera.

Dia: 1, 15, 22 e 29 de setembro; 6 de outubro de 2018, sábados

Horário:  9h às 12h

Locais

Campo Experimental da Escola Municipal de Jardinagem

Portões 3 e 4 (Av. Pedro Álvares Cabral) ou 5 (Av. IV Centenário).

Pedestres: Portões 3 e 4 (Av. Pedro Álvares Cabral) ou 5 (Av. IV Centenário).

Estacionamento: Portões 3 e 4 (Zona Azul) ou proximidades do Portão 5 (rua).

Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.

Pedestres: Portão 7A.

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições: aqui