Desde 2011, o Centro Cultural de São Paulo mantém uma horta comunitária. Inicialmente a partir de mudas e materiais cedidos pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, hoje a área verde do espaço cultural é mantido por voluntários. E, é exatamente por isso, que frequentemente convida pessoas para ajudar na manutenção do local.

No próximo domingo (11), por exemplo, será instalado uma composteira. Aberto a todos que queiram colocar a mão na massa, o mutirão da horta terá início às 10h30 com previsão de término para às 13h30.

Quem estiver disposto a ajudar, pode levar os resíduos da própria cozinha para alimentar a composteira. Alguns lixos orgânicos aceitos: restos de frutas, verduras, legumes crus sem temperos, borra de café com filtro, casca de ovo. Alguns dos não aceitos: carne, alimentos processados ou temperados.

Não esqueça também de levar uma bebida ou petisco para contribuir com o lanche que será realizado com todo o grupo da horta comunitária. Acompanhe o evento aqui.

Para começar uma horta comunitária

Antes de plantar a semente, plante a ideia. Converse com pessoas de sua comunidade e fale sobre os benefícios e todas as vantagens que uma horta comunitária pode trazer. Deixe que eles percebam a sua vontade em fazer acontecer e sejam contagiados por isso.