Desenvolvido para quem quer cultivar alimentos orgânicos em casa ou no apartamento e não sabe como começar, será realizado uma oficina com a bióloga urbana e artista visual Maitê Bueno.

Os participantes vão aprender a preparar canteiros para cultivo de hortas orgânicas. Além disso, a oficina é também um espaço de estudos e trocas sobre a importância da alimentação saudável e alternativas para cultivo e acesso aos alimentos orgânicos na cidade.

Alimentação na cidade

Para quem tem dúvidas sobre a importância dos orgânicos, com a palavra a nutricionista Rita Helena B. Pinheiro:

“A alimentação não é apenas um processo biológico e necessário para manutenção da vida, ela vai muito além do prato de comida. O ato de comer se associa ao ambiente, as pessoas, a relação com os alimentos e a cultura. Hoje temos um cenário alarmante em termos de saúde associado à disponibilidade de alimentos seguros. O número crescente de doenças diretamente relacionadas a hábitos alimentares não saudáveis consequentes de um padrão alimentar imposto pelas indústrias de alimentos nas grandes cidades. Alimentos com grande quantidade de açúcares, gorduras e carregados de venenos. É possível mudar essa realidade ao ampliarmos nosso olhar para os espaços ao nosso redor, qualquer lugar pode ser um lugar seguro para o plantio de hortaliças, legumes e ervas, produzir nosso próprio alimento de maneira orgânica, reduz riscos à saúde, promove a socialização, melhora os hábitos alimentares, transforma espaço e mentes em ambientes saudáveis”.

A oficina de horta orgânica urbana integra o Projeto Semente da Luz, um projeto de Horticultura Urbana do Centro Cultural Casa da Luz, que pretende o uso criativo da vegetação na cidade.

Valor

A inscrição custa R$40 por pessoa. O que inclui cartilha de horta orgânica urbana e o canteiro preparado na oficina com 4 espécies de hortaliças.

Onde e quando

A oficina será realizada em duas datas: 28 de junho (Quinta-feira) às 19h e 4 de julho (Quarta-feira) às 18h. Ambas na Casa da Luz, localizada na rua mauá, 512. O espaço fica ao lado da estação da Luz. Para mais informações, acompanhe o evento no Facebook.