Na próximo sábado (22 de setembro) se inicia a primavera e para celebrar a chegada da estação o Sesc Avenida Paulista reinaugura sua horta, localizada no último andar da unidade. A aproximadamente 60 metros de altura e com 12 mts², o espaço tem finalidades educativas, e a partir da reinauguração volta a receber ações voltadas para sustentabilidade e convivência. No espaço serão plantadas mudas de tempero, ervas medicinais, verduras e legumes, sendo algumas utilizadas no preparo de alimentos da Comedoria e do Café-Terraço, como por exemplo o Ora-pro-nóbis, PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) usada em lanches no cardápio.

Horta, para além do plantio

A escolha de ter uma horta no terraço da unidade Avenida Paulista está em sintonia com a ideia de ampliar as áreas verdes e os espaços de descompressão nos grandes centros urbanos. Cada vez mais pessoas e instituições vêm mobilizando-se para a conservação de praças, parques e hortas.

Além de ser um espaço para o plantio, a horta é um espaço de cultivo de relações, de troca, de convivência, de reunião de pessoas, que tem por afinidade a busca por um mundo mais saudável, mais alegre e generoso.

Por isso, estimular a prática do plantio é um dos objetivos deste espaço com finalidade educativa. A proposta de ativação do espaço contempla encontros regulares e oficinas relacionadas à horticultura, como o Clube da Horta, que acontece todo último sábado do mês, pela manhã. Nelas os participantes poderão aprender um pouco mais sobre o manejo de hortas domésticas, com abordagens como: manejo de sementes, as melhores épocas para o plantio de cada hortaliça, como fazer composto orgânico, entre outros. Em outubro o foco será o público infantil, com dicas de plantio de frutíferas. As inscrições são com retirada de ingresso 30 minutos antes das atividades, no dia 27/10.

Semeadura

Mais do que uma função estética, a proposta é sensibilizar os visitantes para a importância da conscientização das relações de consumo e plantio do ponto de vista da saúde e alimentação. Para a reinauguração da horta foram escolhidas algumas espécies vegetais levando em consideração as condições climáticas do local, bem como a sazonalidade de cada planta. Entre os temperos e chás estão previstas mudas de cebolinha, pimenta-biquinho, cidreira-verdadeira, erva-doce, orégano, alecrim, capim limão e lavanda. Já na lista de legumes e verduras estão inhame, gengibre, guaco, ora-pro-nóbis, girassol, rabanete, tomate-cereja e berinjela. Além disso a horta ainda pode receber árvores frutíferas como jabuticabeiras, pé de limão e figo.

Programação

A reinauguração da horta, feita em parceria com o Instituto Árvores Vivas, está entre as ações do projeto “Primeira Primavera”, que destaca uma série de atividades programáticas para celebrar a chegada da estação:

A Arte do Kokedama (com Victor Aijo): Atividade em que os participantes aprendem noções básicas de duas diferentes técnicas de kokedama (técnica japonesa de arranjos ornamentais com plantas). Na ocasião também serão apresentados os principais cuidados de manejo e características de algumas espécies de plantas utilizadas.

Oráculo das árvores (Com Clarice Borian): Instalação com folhas bordadas penduradas na árvore pata-de-vaca em frente ao Sesc Avenida Paulista. Neste período, o público será convidado a sentir a vibração da natureza em harmonia com a palavra, e somar a essa força a delicadeza do bordado. Durante as noites, a árvore será banhada de luz azul, de modo a ressaltar o universo onírico e poético da instalação.

Troca de Mudas e Sementes (Com Instituto Árvores Vivas): Encontro aberto para troca e doação de mudas, sementes e partes de plantas. O encontro é promovido desde 2010 e acontece no início de cada estação do ano, desta vez, a primavera. A ação trabalha o resgate das trocas de elementos da flora que já aconteciam em sociedades indígenas e ancestrais. Além disso, compartilha-se informações sobre o contato com a natureza, técnicas e saberes tradicionais, além da valorização do patrimônio ambiental.

Quando/onde/horários:

Quando: a partir de 22 de setembro de 2018

Local: Horta – 17º andar

A Arte do Kokedama

Local: Varanda da Praça (térreo).

Ingressos: Grátis retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência no Térreo

Quando: de 22 a 23/9, sábado e domingo, das 10h30 às 14h, e das 15h às 18h30

Oráculo das árvores

Local: Avenida Paulista (em frente ao Sesc)

Ingressos: Grátis, sem retirada de ingresso

Quando: de 22 a 30/9, sábado e domingo, das 13h às 16h

Troca de Mudas e Sementes

Local: Avenida Paulista (em frente ao Sesc)

Ingressos: Grátis, sem retirada de ingresso

Quando: dia 23/9, domingo, das 14h às 17h

SESC AVENIDA PAULISTA

Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo

Fone: (11) 3170-0800

Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m

Horário de funcionamento da unidade:

Terça a sábado, das 10h às 22h.

Domingos e feriados, das 10h às 19h.