Abrindo a Semana Municipal da Alimentação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Cidade de São Paulo realiza neste domingo, 14 de outubro, das 9h às 14h, a Feira de Alimentos Orgânicos no Parque Mário Covas, na Avenida Paulista. O evento visa ampliar a cultura da alimentação saudável melhorando a qualidade de vida dos cidadãos paulistanos.

Ao todo, seis feirantes da agricultura familiar de Parelheiros irão comercializar produtos naturais e de excelente qualidade. As pessoas que passarem pelo local poderão adquirir produtos como legumes, vegetais, hortaliças e até Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).

“Ao contrário do que muitos pensam uma alimentação balanceada não exige gastos elevados. Estamos levando para a Avenida Paulista, que recebe milhares de pessoas todos os domingos, produtos únicos e diferenciados que já são comercializados em sete feiras de orgânicos administrados pela Secretaria. Além disso, temos também 880 feiras livres, 14 mercados e 18 sacolões municipais espalhados por todas as regiões de São Paulo oferendo produtos frescos e de ótima qualidade”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso.

O consumo de alimentos orgânicos oferece benefícios à saúde, por serem livres de agrotóxicos e outros produtos químicos. Além disso, o cultivo deste tipo de alimento é sustentável, respeita o meio ambiente, usa sistemas de responsabilidade social e valorização da mão-de-obra.

Além da venda de produtos, a ação da Prefeitura de São Paulo contará com oficinas gratuitas para crianças, que irão aprender o sistema de plantio de ervas e temperos em garrafas pet. O objetivo dessa ação é apresentar às crianças como é feito o plantio e incentivá-las a mexer na terra e cultivar as plantas. Ao final das oficinas, as crianças poderão levar para casa as mudas que elas mesmas plantaram nas garrafas pet.

As oficinas começarão às 11h, 12h, 13h, 14h e 15h e terão cerca de 40 minutos de duração. Para participar, basta comparecer ao local e procurar pelo estande de hortas. A participação é voltada para crianças a partir dos quatro anos de idade.

“É fundamental que as crianças aprendam desde cedo a se alimentar bem comendo frutas, legumes e verduras. Plantar o próprio alimento é uma das formas de gerar uma relação mais próxima das crianças com esse tipo de alimento, aproximando quem vive na cidade da atividade do campo”, destaca Aline Cardoso.

Feiras de orgânicos

A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), é responsável por sete feiras de alimentos orgânicos localizadas em diversas regiões da cidade de São Paulo. Com alta da produção dos alimentos orgânicos, as feiras visam garantir mais acesso à alimentação saudável para todos. Essas feiras contam com cerca de 57 permissionários ativos e são uma opção para quem deseja adquirir produtos saudáveis como legumes, verduras, vegetais, pães, laticínios, plantas alimentícias não convencionais (Pancs), brotos, itens de limpeza e higiene pessoal.

Onde e quando

Feira de Orgânicos

Horário: 9h às 14h

Ação de plantio de ervas e temperos com crianças

Horário: 11h, 12h, 13h, 14h e 15h

Orientações sobre conscientização para o combate ao desperdício

Horário: 9h às 16h

Local: Parque Mário Covas

Endereço: Av. Paulista, 1853 Bela Vista