O abacate (Persea americana L.) é um fruto muito popular por suas mais diversas utilizações. De origem da América Central e do México, hoje existem plantações de abacate em todo o mundo para fornecer nutrientes, vitaminas e gorduras saudáveis.

Alguns dos benefícios quando consumidos incluem o poder anti-inflamatório, a redução do estresse, a melhoria da saúde cardiovascular, faz o controle do colesterol, ajuda no funcionamento do intestino, e pode ser utilizado também como cosmético, para melhorar a saúde dos cabelos e prevenir o envelhecimento, entre outros.

Saiba qual o melhor local para seu plantio e o melhor espaçamento

O abacateiro veio de um clima subtropical, mas agora consegue se desenvolver bem nas variações de clima no Brasil. Fique atento, ainda assim, para fazer um plantio em uma área que a temperatura seja de 18 a 25ºC, que não ocorra geadas, seja protegido dos ventos fortes e que receba bastante luz solar.

Quanto ao solo, o mais adequado para o abacateiro é aquele com bastante matéria orgânica, profundo e com boa drenagem.

De acordo com o especialista em agricultura orgânica Thiago Tadeu Campos, se você estiver interessado em uma plantação de abacate, o espaçamento indicado é de 10m entre linhas e 6m entre plantas, para ajudar na iluminação. O plantio, uma vez que é largo, pode ser feito em consórcio com plantas anuais, como o milho, feijão, a soja. O consórcio é interessante pois garante uma renda ao produtor orgânico enquanto a árvore ainda não está produzindo.

Como plantar abacate orgânico

O primeiro ponto a ser definido para o plantio é se vai ser por semente (caroço) ou por enxertia. No caso de enxertia, adquira a muda de abacate em lojas especiais ou faça a sua própria, com as dicas que deixamos mais abaixo nesse post.

No caso de semente, é mais simples plantar, é só seguir os passos:

  1. Adquira um fruto e retire o caroço de dentro. Limpe o caroço, com cuidado, e não precisa tirar aquela pele marrom que cobre ele.
  2. Agora, deixe a maior ponta (estreita) do caroço para cima e espete o caroço no meio, em quatro pontos com distâncias iguais. A profundidade deve ser de, aproximadamente, 5 mm.
  3. Em um pote de vidro estreito, coloque água, e por cima, coloque o caroço. Os palitos ficarão apoiados no pote, de modo que só a metade debaixo do caroço (a parte mais arredondada) irá ficar submersa em água.
  4. Deixe o pote com a semente em local com temperatura amena e com luz solar indireta, até germinar.
  5. Troque a água do recipiente a cada dois dias, para evitar contaminação.
  6. Na terceira ou quarta semana as raízes irão aparecer, e depois a parte superior do abacate, a que não está em contato com a água, irá brotar. Somente quando tiver algumas folhas e a raiz estiver um pouco maior, o que demora uns dois meses, retire os palitos e plante no local definitivo.
  7. Pronto! Agora é só plantar direto no solo de seu terreno, em uma horta orgânica ou, se preferir, plante em vaso.

Como fazer um enxerto de abacateiro

Abacate produz em um vaso, mas para que isso aconteça, você vai precisar fazer um enxerto. Mas fique calmo! Isso não é tão complicado quanto parece! É só seguir as dicas abaixo:

  1. Faça uma muda de abacate.
  2. Encontre um galho de um abacate que já esteja produzindo e seja saudável, de uma outra árvore. Esse galho deve ter gemas também, que são pequenas bolas entre as folhas. Retire todas as folhas, deixando somente um galho, tipo uma estaca. Na ponta inferior, faça um corte em bisel. Cuidado para não danificar as gemas.
  3. Depois de preparar o galho, pegue sua muda de abacate e faça a poda na parte superior dela. Nesse ponto, faça um corte com um estilete, e encaixe o galho com o corte em bisel.
  4. No ponto onde fez o encaixe, enrole o caule com fita adesiva para tampar. Na ponta superior do galho, coloque um saco plástico pequeno para ajudar a não perder muita água.
  5. Agora é só plantar em um vaso de, no mínimo, 50 litros.

Observe que, para plantar abacate em vaso, o vaso deve ser grande, com terra rica em nutrientes e com orifícios para escoar a água das irrigações.

Como fazer a manutenção do seu abacate orgânico

Regue sua árvore todos os dias, mas cuidado para não deixar a terra ficar encharcada e formar lama. Você pode ver o excesso ou falta de água pela cor das folhas do abacate também. Se estiverem amareladas, diminua a quantidade de água, pois provavelmente está encharcado o solo. Se estiverem amarronzadas, aumente a quantidade de água. Sempre observe seu plantio. Essas cores também podem indicar falta de nutrientes ou ataques de pragas.

Para ter frutos de qualidade, continue colocando matéria orgânica e dando atenção especial à adubação orgânica. Uma árvore bem nutrida significa um homem bem nutrido!

Agora é hora de colher!

Fique atento com seu plantio de abacate, para que te retorno os melhores frutos.

Se for feito de maneira adequada, nas condições que o abacateiro gosta, os frutos irão aparecer em três anos, aproximadamente, a partir da data do plantio, caso tenha sido plantado por enxertia.

No caso de plantio por semente, a floração e frutificação começa aos cinco anos de idade. No começo, a quantidade de frutos é pequena, mas não desanime, porque a quantidade vai aumentando com o tempo.

Thiago Tadeu Campos é especialista em agricultura orgânica e consultor master em produção orgânica na empresa ImGrower. Um de seus principais hobbies é compartilhar conteúdo em seu próprio blog, cuja missão é fornecer material prático, atualizado e de qualidade sobre a produção de alimento orgânico e cultivo protegido.