O CicloVivo já mostrou que é possível fazer babadores, sacolas, biquínis e até brinquedos com velhas camisetas. A dica hoje é reutilizá-las para fazer colares. 

O colar de tecido foi ensinado passo a passo pela apresentadora norte-americana Martha Stewart, em seu programa, de mesmo nome, que tinha como convidada a atriz e cantora Queen Latifah. O programa, exibido no Brasil pelo canal GNT, dá dicas de culinária, decoração, jardinagem e artesanato.  

O primeiro passo é esticar a camiseta em uma superfície plana. Em seguida, corte a dobra com costura na extremidade da blusa, chamada de bainha. Descarte essa parte e comece a cortar o restante do pano em tiras.

Com todas as tiras de tecido em mãos, estique-as uma a uma, até que comecem a enrolar. Empilhe as tiras de pano e tenha cuidado para arrumá-las, de modo que as costuras do tecido fiquem sempre do mesmo lado.

A circunferência de todas as tiras estará bem grande, então, dobre-as, para que o colar fique no tamanho ideal. Separe uma tira para amarrar e unir os pedaços de tecido, formando, assim, um colar bem diferente e personalizado.

Para conferir o passo a passo, assista ao vídeo com a apresentadora Martha Stewart neste link.

Redação CicloVivo

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.