Inspirada em artistas que marcaram a década de 90 com o minimalismo, a designer de interiores Erika Karpuk desenvolveu uma luminária feita com cabides. O objeto é bonito e serve como item de decoração para qualquer ambiente.

Conforme informado em seu blog, a sugestão faz parte de uma série de criações e dicas feitas especificamente para uma série publicada pela Revista Casa e Jardim. Veja abaixo as instruções sobre como colocar a dica em prática.

Materiais: 

14 cabides; lixa; arame; fita de aço perfurada, ruela e pitão, soquete, cabo PP preto, tinta spray colorida; lâmpada de 40 watts.

Como fazer:

Apesar de a Erika ter utilizado cabides novos, é possível reaproveitar os cabides antigos, desde que todos eles sejam iguais. Com este material em mãos, retire os ganchos e lixe os cabides, para retirar o verniz que muitos deles possuem.

O segundo passo é furar ambas as laterais e a parte superior interna de todas as peças. Use uma furadeira e meça a distância de aproximadamente um dedo até a lateral para que o furo seja feito. É necessário que todos os furos sejam feitos exatamente no mesmo ponto, para que se encaixem corretamente.

Pinte os cabides com as cores desejadas. Use a fita de aço para fixar os cabides pelos furos feitos na parte interna e passe o arame pelos furos feitos nas laterais. Depois de interligar todos os cabides, una as duas pontas do arame e da fita de aço e ele já ganhará o formato de lustre. O soquete e a fiação devem passar pelo centro da luminária, que pode ser pendurada em qualquer lugar.

Veja abaixo o vídeo com passo a passo feito pela Érika Karpuk.

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.