Desde que foi inventado, na França, no século XIX, o rímel marca presença no estojo de maquiagens da maioria das mulheres do mundo. O cosmético, responsável por dar cor e volume aos cílios, pode ser feito em casa – não só em ocasiões de emergência, mas, principalmente, como alternativa sustentável à maquiagem tradicional.

O rímel sustentável feito em casa surge a partir dos restos de sombras que seriam jogados no lixo, e precisa de um pouco de vaselina sólida para ser aplicado aos olhos. Se o aplicador de rímel do seu estojo de maquiagens estiver torto, não se desespere: usando uma luva de látex, dobre-o, com cuidado, até que ele volte à sua posição normal.

Materiais necessários para o rímel sustentável

Vaselina sólida
Restos de sombras coloridas
Aplicador de rímel
Palitos (hashis, palitos de churrasco ou de sorvete)

Modo de preparo
Com os dedos, separe em um potinho uma pequena quantidade de vaselina sólida, suficiente para ser aplicada nos olhos. Se quiser aplicar camadas extras, não se preocupe – a vaselina sólida pode ser adicionada à mistura posteriormente.

Raspe os restos de sombra coloridas dentro do pote. Você pode utilizar só uma cor ou apostar na mistura de tons, caso você tenha mais sombras que seriam jogadas no lixo.

Com a ajuda de um palito, vá mexendo o pó com a vaselina sólida, até a mistura ficar homogênea.

Pronto! A máscara sustentável já pode ser usada. Para passar o rímel, use sempre o aplicador nos cílios. Caso sobre maquiagem no pote, cubra com um pedaço de papel filme, para que a mistura não seque facilmente. Com informações do WikiHow.

Redação CicloVivo

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.