O painel que reutiliza filtros de café usados é um dos exemplos de decoração que integra o projeto "Eu Amo Arte" da marca Melitta. Veja abaixo como fazer o passo a passo elaborado pela artesã Rosely Ferraiol.

Materiais necessários:

– Tela de pintura de 40 x40 cm

– Filtros Melitta usados, lavados e secos.

– Tesoura

– Pincel número 24

– Cola branca 100 gramas

Como fazer:

Separe 40 filtros secos, usados e lavados. Em seguida, corte cada filtro de forma arredondada, tirando as rebarbas, formando uma pétala grande (veja o molde).

Passe a tesoura, esticando a pétala como se fosse fita para presente, para formar uma orelhinha nas pontas. Faça isso em todos os filtros de papel. Comece enrolando um filtro cortado na metade como um canudinho, mas sem muita perfeição, afinal a natureza valoriza a imperfeição, e cole bem no centro do papelão. Esse será o miolinho da flor.

Nas laterais do miolinho, coloque todas as pétalas.  Faça a volta toda, sempre sobrepondo as pétalas, até cobrir quase toda a tela. Está pronto seu painel decorativo.

Dicas:

– É possível utilizar a tela na cor desejada usando tinta acrílica à base de água.

– É possível criar pétalas maiores.

– É possível tingir os filtros para obter flores coloridas.

Assista ao vídeo com o passo a passo: 

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.