Os fornos e aquecedores solares estão ganhando cada vez mais popularidade, e com razão: eles podem fornecer calor para aquecer as nossas casas e ainda cozinhar, tudo isso sem gastar nenhum centavo, poupando energia elétrica e gás.

A blogueira norte-americana conhecida como FlugalGreenGirl costuma usar a sua página para compartilhar dicas de como evitar o desperdício, economizar e ainda ter uma rotina mais harmoniosa com o meio ambiente. Foi ela quem desenvolveu um sistema de aquecimento solar simples e muito fácil de ser reproduzido.

Tudo começou porque ela queria deixar sua casa mais aquecida, assim teve a ideia de utilizar sobras de placas de policarbonato translúcido para fazer uma caixa na abertura de uma das janelas de sua casa. A blogueira acrescentou à caixa pequenos ventiladores movidos à energia solar que podem ser comprados na internet e ajudam a espalhar o calor para o restante da residência.

Depois de construir sua pequena estufa, a blogueira percebeu que o calor que ela absorvia era muito maior e então testou utilizá-lo também como um forno solar. Para isso, bastou fechar sua janela de vidro e colocar uma superfície refletora embaixo de uma panela de cor preta.

forno_solar_aquecedor
A janela funciona como um forno. l Foto: Reprodução/Youtube

A ideia é simples: ter um forno durante todo o verão, um aquecedor durante todo o inverno e assim economizar o ano todo.

Veja mais detalhes no vídeo abaixo (em inglês):

Redação CicloVivo

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.