Uma técnica antiga do Japão usa esferas de musgo como vasos e o resultado são pequenas esculturas verdes que embelezam qualquer lugar onde esteja. De aparência rústica, as kokedamas (Bolas de musgo, em português) são inspiradas na  técnica de bonsai com o diferencial de serem elaboradas e mantidas com mais facilidade e, por isso, já foram consideradas o bonsai dos pobres.  Além disso, nesta técnica a planta não passa por nenhum processo para que fique pequena: ela pode crescer livremente.

Para fazer em casa é simples, você vai precisar misturar ⅓ de terra, ⅓ de argila, ⅓ de substrato para bonsai e água. Faça uma bola com essa mistura (algumas pessoas acrescentam pedrinhas). Basta fazer uma massa bem firme e depois abrir um buraco no meio para colocar a muda escolhida e envolvê-la na mistura.

Lembre-se de retirar toda a terra da planta, antes de colocar a mudinha. Feito isso, basta ajustar o formato da bola e acrescentar o musgo. Aperte para fixá-lo. Use uma linha/fio de sua preferência para enrolar e amarrar a bola. Pendure no lugar de sua preferência.

Group of Hanging Succulent Plants Kokedama
Foto: iStock by Getty Images

É importante buscar plantas que sejam de pequeno porte, se sua intenção não for transplantá-la rapidamente. Mas, de qualquer maneira, será sempre possível “crescer” a bola fazendo a mistura novamente ao passo que a planta vai se desenvolvendo. Outra questão importante é sempre manter a bola úmida para que a planta fique hidratada. De preferência, pesquise antes sobre planta e musgo com necessidades semelhantes de água e luminosidade.

Foto: iStock by Getty Images
Foto: iStock by Getty Images

Redação CicloVivo