- Publicidade -

3 dicas de como reaproveitar CDs velhos

Com o advento da tecnologia, os CDs foram aos poucos trocados por métodos mais práticos e eficientes. Mesmo assim, os objetos rejeitados podem tornar a ser úteis. O CicloVivo separou dicas de como reaproveitá-los.

Por muito tempo os CDs foram utensílios bastante comuns e extremamente importantes para diversos serviços. Com o advento da tecnologia, eles foram aos poucos trocados por métodos mais práticos e eficientes. Mesmo assim, os CDs rejeitados podem tornar a ser úteis. O CicloVivo separou dicas de como reaproveitá-los.

- Publicidade -

Globo espelhado

Os globos espalhados sempre dão um charme especial às festas. No entanto, ele parece ser algo pouco acessível para quem quer transformar a sala de casa em uma pista de dança por algumas horas, já que um modelo de 80 centímetros de diâmetro chega a custar R$ 650.

Para torná-lo algo possível a todos é possível fazer um modelo artesanal, utilizando os CDs velhos como principal matéria-prima. Para este artesanato ainda será necessário: tesoura, bola de isopor (no diâmetro desejado para o globo) e cola quente. A quantidade de CDs varia de acordo com o tamanho da esfera de isopor. 

O primeiro passo é o corte dos CDs em quadradinhos pequenos, de aproximadamente 2cm x 2cm. É possível cortar com a tesoura mesmo. Eles ficarão parecidos com pastilhas espelhadas. Depois, basta colá-las em volta de toda a bola de isopor. É preciso utilizar pouca cola quente, para que ela não deforme a estrutura de isopor. Por ser leve, o globo pode ser fixado ao teto por um fio de nylon. Os CDs refletirão diversas cores, o que deixará a festa muito mais animada.

- Publicidade -

Fotos: Mundo Curioso    

Porta-copo

- Publicidade -

O formato do CD, por si só, já é eficiente para servir de porta-copo. Porém, é muito mais legal quando ele é enfeitado e personalizado. A sugestão é aproveitar os CDs antigos e fazer pinturas, colagens, ou até revesti-los com tecidos como feltro e crochê, que deixem o porta-copo mais bonito, podendo servir até como objeto decorativo.

Fotos: Mojo&Co / EIC SOS VIA / Rossane Bambini    

Marcador de páginas

Os CDs ainda podem ser transformados em marcadores de páginas. Esta dica é ideal para quem tem um pouco de prática em costura, pois o ideal é encapar os CDs com feltro, costurando formas distintas, como animais, personagens de desenhos animais, entre outras coisas. Para finalizar, costure duas fitas, que auxiliarão a marcação das páginas.

Fotos: Scrap by Solange    

Você também pode reaproveitar as caixas dos CDs e transformá-las em uma luminária (veja aqui) ou em um brinquedo (veja aqui).

Redação CicloVivo