- Publicidade -

Rio de Janeiro sedia Fórmula 1 de carros elétricos em 2014

Corrida da Fórmula E será realizada em novembro do ano que vem, unindo esporte, tecnologia e sustentabilidade.

O Rio de Janeiro será uma das cidades a receber a próxima edição da Fórmula E – maior campeonato de carros elétricos do planeta – realizando as corridas no Aterro do Flamengo, em novembro do ano que vem. O evento tem grande importância para o automobilismo e para a tecnologia voltada à sustentabilidade, colocando em pauta importantes temas relacionados à mobilidade urbana sustentável e aos novos veículos não poluentes.

- Publicidade -


O veículo elétrico da Renault, sempre destaque no site da Fórmula E. | Foto: Divulgação

O campeonato tem início em setembro de 2014 e as corridas só acabam em junho de 2015. Na primeira temporada, o evento contará com a participação de dez equipes concorrentes, cada uma com dois pilotos, responsáveis por mostrar o desempenho dos carros não poluentes. Uma delas é a Venturi Grand Prix, fundada pelo ator Leonardo DiCaprio. A Fórmula E funciona como um “campeonato internacional aberto”, em que os fabricantes de automóveis podem usar as pistas para mostrar suas principais inovações.


O piloto brasileiro Lucas di Grassi, durante os testes do veículo elétrico, em Berlim. | Foto: Divulgação

Os carros elétricos são projetados com as especificações técnicas estabelecidas pela FIA (mesma organização da Fórmula 1), e, a partir daí, diversas nações terão seus representantes na competição. Representado pelo piloto Lucas di Grassi, o Brasil retornou ao grupo dos países que sediarão as corridas, depois de ter sido substituído pelo Uruguai. Além do Rio de Janeiro, a América Latina também tem como representantes Punta del Este, no Uruguai, e Buenos Aires, capital argentina.

- Publicidade -


 As equipes Virgin (superior) e E. Dams mostram seus automóveis de corrida. | Fotos: Divulgação

A FIA também estabeleceu que a Fórmula E vai além das disputas livres da queima de combustíveis nas pistas, unindo não apenas o automobilismo e as novas tecnologias, mas trazendo também inovações da ciência, do design e do entretenimento. Os ingressos começarão a ser vendidos em 2014, e dão, também, direito a uma sessão de treinos. Cada corrida realizada terá duração de uma hora e também contará com uma apresentação musical. 

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo

- Publicidade -