O Projeto Retorna Machine, criado e gerido pela empresa Triciclo, consiste em um inovador meio de logística reversa de embalagens pós-consumo, o qual utiliza máquinas de venda reversa (as “Retorna Machines”) com a finalidade de identificar o depositante e conceder-lhe benefícios sociais.

Já era possível trocar os pontos obtidos com depósitos de recicláveis por dedução em contas de luz da Eletropaulo, crédito no Bilhete Único ou Cartão BOM, transferência para o programa de fidelidade da livraria Saraiva (SaraivaPlus) ou ainda pode doá-los para Instituições Filantrópicas como Arrastão, Casa do Zezinho e Fundação Fenômenos.

A novidade é que desde julho de 2018, contando com apoio tecnológico da PLDevice, o Programa de Fidelidade Retorna Machine passou a também fornecer aos seus usuários a possibilidade de conversão dos pontos triciclo em recarga de telefone pré-pago móvel das operadoras Oi, Vivo, Tim e Claro.

Como participar

O sistema das máquinas funciona como um verdadeiro programa de fidelidade. Na primeira oportunidade de uso, o interessado cria uma conta triciclo pela própria Retorna Machine, pelo site ou pelo aplicativo móvel “Retorna Machine”, disponível para IOS e Android.

Criada a conta, na medida em que o usuário deposita suas embalagens pós consumo na Retorna Machine, ele adquire pontos — os “pontos triciclo” —, com os quais pode obter dedução em conta de luz da Eletropaulo, crédito no Bilhete Único ou Cartão BOM e pontos no programa de fidelidade da livraria Saraiva (SaraivaPlus), além da possibilidade de doá-los para Instituições Filantrópicas auxiliadas pela Triciclo (Projeto Arrastão, Casa do Zezinho e Fundação Fenômenos).

Como trocar seus pontos por recarga

Para fazer a recarga é muito fácil. Basta o usuário acessar sua conta triciclo pela própria Retorna Machine, site ou aplicativo, selecionar a opção “Trocar Pontos” e optar pela “Recarga Celular”. Posteriormente o sistema solicitará a Operadora e o Código de Área (DDD) e, automaticamente, aparecerão os pacotes de recarga disponíveis (valores mínimos de recarga). O usuário seleciona o pacote pretendido e inseri o número de seu celular. Logo após a confirmação de resgate, é enviado um SMS com recibo da operação para o telefone informado, que já estará recarregado.

Sobre os pacotes de recarga disponíveis, cada operadora determinada quais os valores mínimos de recarga de acordo com Código de Área (DDD). No entanto, independentemente do pacote selecionado, os pontos triciclo sempre corresponderão à ordem de R$ 0,35 para cada 100 pontos.

Onde encontrar uma Retorna Machine

São Paulo/SP – Carrefour Interlagos, Rua do Shopping Interlagos, 2501, Jardim dos Prados. Funciona Diariamente, das 07h às 22h.

Carrefour Imigrantes, Rua Ribeiro Lacerda 940, Jardim Saúde. Funciona Diariamente, das 07h às 23h.

Metrô Pinheiros, Rua Capri, 145, Pinheiros. Diariamente, das 05h às 23h.

Metrô Faria Lima, Avenida Faria Lima, 940, Pinheiros. Diariamente, das 05h às 23h.

Metrô Luz, Avenida Casper Líbero, 598, Centro. Diariamente, das 05h às 23h.

Metrô República, Rua do Arouche, 24, República. Diariamente, das 05h às 23h.

Tenda Guarapiranga, Av, Guarapiranga, 900, Vila Socorro. Diariamente, das 07h às 22h.

Tenda Kennedy, Av. Atlântica, 1000, Socorro. Diariamente, das 07h às 22h.

Hospital Sírio Libanês, Rua Dona Adma Jafet, 115, Bela Vista. Diariamente, das 07h às 23h.

Emporium SP – Vila Nova, R. Afonso Braz, 431, Vila Nova Conceição. Diariamente, das 07h às 22h.

São Bernardo do Campo/SP – Carrefour SBC, Avenida Senador Vergueiro, Jardim Três Marias. funciona diariamente, das 07h às 23h.

Diadema/SP – Tenda Diadema, Av. Fábio Eduardo Ramos Esquivel, 3000. Funciona diariamente, das 07h às 22h.

Itapevi/SP – Eurofarma Itapevi, Rodovia Presidente Castello Branco Km 35,6. Funciona diariamente, das 05h às 23h.

Leia também: Máquinas de logística reversa passam a aceitar latas de aço