Para concorrer com bateria solar da Tesla, a Nissan anunciou no ano passado um modelo de armazenamento de energia que pode ser usado em residências. E não ficou só no protótipo, a tecnologia foi lançada nesta semana no Reino Unido.

A criação da fabricante de automóveis japonesa possibilita o armazenamento da energia excedente, evitando que o morador tenha que jogar a energia para a rede pública, como é feito hoje. Sem falar que a companhia possui também uma série de veículos elétricos e, para o cliente que já utiliza um dos modelos, o sistema será bem útil.

Batizada de Xstorage, a bateria pode ser ligada a rede elétrica normal ou a um sistema de energia renovável, como painéis solares. Isso vai de acordo com cada residência. O sistema ainda pode ser conectado pelo smartphone onde o cliente pode alternar entre as fontes de energia disponíveis.

Nissan/Divulgação
Nissan/Divulgação

A Nissam fez uma parceria com a Eaton, empresa de gerenciamento de energia dos Estados Unidos, para começar a vender o produto. As primeiras unidades devem ser instaladas já a partir de julho e vão custar cinco mil libras esterlinas.

Nissan/Divulgação
Nissan/Divulgação

Redação CicloVivo