A Nissan anunciou recentemente o início das vendas do primeiro carro elétrico com sete lugares do mundo. O modelo, E-NV200 combi, tem os padrões de uma minivan e pode ser usado para o transporte de pessoas ou, em sua versão alternativa, para o transporte de cargas.


Foto: Divulgação

O carro está disponível no Reino Unido e vem sendo comercializado por 19 mil libras, pouco mais de R$ 90 mil. A minivan é equipada com computador de bordo e diferentes sistemas de conectividade, para garantirem praticidade e auxiliarem o motorista a obter o melhor desempenho nas ruas e em conforto.

O veículo é totalmente elétrico, mas isso não significa que o seu motor e rendimento estão aquém de opções tradicionais. O E-NV200 atinge velocidade máxima de 120 km/h e, com uma recarga completa, sua bateria é capaz de rodar por até 170 quilômetros.


Foto: Divulgação

As recargas podem ser feitas em tomadas domésticas. Neste caso, são necessárias dez horas para a carga completa. A marca também disponibiliza aos usuários a opção de um carregador mais eficiente. Chamado de Wallbox, ele oferece a carga completa em, aproximadamente, oito horas. A terceira opção para o “abastecimento” são as centrais públicas, disponibilizadas pela empresa no Reino Unido. Apelidado de Ecotricity, o sistema leva apenas 30 minutos para carregar 80% da bateria.


Foto: Divulgação

A Nissan garante que o impacto do modelo ao meio ambiente é o mínimo possível. Além de o motor elétrico não emitir poluentes, a bateria de íon-lítio tem 95% de sua composição feita em materiais recicláveis. A montadora se diz tão confiante do modelo de bateria usado, que oferece garantia de cinco anos ou 96 mil quilômetros rodados.

A marca não informou se tem planos de expandir a venda do modelo para outros países.

Redação CicloVivo

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.