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Embraer faz primeiro voo com bioquerosene no Brasil

O primeiro voo teste com bioquerosene no Brasil foi feito em agosto pela Embraer. A fórmula já possui certificação internacional. Com avaliação positiva, o experimento soma mais uma das ações para reduzir a emissão de CO2 gerada pela aviação.

O primeiro voo teste com bioqueroseneno Brasil foi feito em agosto pela Embraer. A fórmula já possui certificação internacional.  Com avaliação positiva, o experimento soma mais uma das ações para reduzir a emissão de CO2 gerada pela aviação.

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O bioquerosene foi desenvolvido pela Caafi (Iniciativa da Aviação Comercial para Combustíveis Alternativos). Segundo a Folha, o combustível chamado de bioAQV é feito à base de camelina e é o primeiro querosene renovável certificado para avião comercial no mundo. A fabricação deste combustível é semelhante a do biodiesel, que pode ser produzido tanto com gordura animal como também com qualquer oleaginosa.

As organizações de normas técnicas e autoridades aeronáuticas da Europa e dos EUA certificaram a fórmula do bioQAV em julho. O combustível pode ser usado pela aviação comercial em uma mistura de até 50% com o QAV (querosene para aviação) normal.

Os voos com a aeronave Embraer 170, equipado com motor da General Electric,  foram apenas testes, porém representam um grande experimento para ambas as empresas. O próximo passo será avaliar outros combustíveis.

“A série de testes abriu caminho para o estudo de outros biocombustíveis produzidos a partir de biomassas e processos tecnológicos em desenvolvimento pela indústria, que serão avaliados pela Embraer e a GE. Estes combustíveis estão sendo estudados por fornecedores em todo o mundo, incluindo o Brasil”, afirma a empresa.

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Em julho a Embraer já havia anunciado que financiaria, juntamente com a Boeing, uma análise de sustentabilidade para a produção de biocombustível para jatos. O estudo também tem a parceria da Amyris e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e deve ser concluído em 2012.

O setor de aviação mundial se comprometeu a reduzir em 50% as emissões de CO2 até 2050, tendo 2005 como referência. A promessa foi feita há dois anos na cúpula climática de Copenhague. Com informações da Folha e Embraer.

Redação CicloVivo

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