O designer industrial americano Klaus Rosburg, desenvolveu um carregador de pilhas e baterias que utiliza energia limpa para recarregar dispositivos eletrônicos. O designer, que já recebeu diversas premiações,tem vasta experiência na concepção de produtos eletrônicos, eletrodomésticos, instrumentos médicos e embalagens estruturais.

O carregador, chamado de  SOLARIS, possui a forma de um satélite no espaço, com duas  “asas” de painéis solares e os componentes essenciais necessários para manter as baterias e o módulo de controle em funcionamento.

Provido de uma grande ventosa extra, este carregador pode ser aderido a um vidro de uma janela ou a qualquer superfície para ficar exposto ao sol. Usando esta fonte inesgotável de energia limpa, o dispositivo pode carregar até quatro pilhas AA ou AAA (com adaptadores opcionais) ou baterias recarregáveis NiMH ou NiCd. Um LED de duas cores indica o processo de carregamento.

A busca por alternativas que possibilitem a obtenção de energia limpa é uma crescente e, por causa disso, muitos designers, como Rosburg, estão em busca de estruturas que tornem essa captação de energia cada vez mais prática e ao alcance de todos.

O conceito do SOLARIS é a prova de energia limpa não precisa estar ligado somente à grandes estruturas, mas que pode ser aplicado eficientemente a aparelhos eletrônicos e outros itens utilizados rotineiramente por pessoas em todo o mundo.

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.