A designer grega Niki Danai Chania criou um celular que pode revolucionar a forma como os equipamentos são recarregados. O Delta V é um smartphone independente das redes de energia. Com sistemas diferentes de produção de eletricidade, ele é capaz de carregar suas baterias sem a necessidade de uma tomada.

O conceito por trás do novo celular é simples: aproveitar ao máximo diferentes formas de energia alternativa. O aparelho é equipado com pequenas placas fotovoltaicas, que captam a energia solar, uma camada piezoelétrica e o sistema de triboeletricidade.

As células solares são simples e seu funcionamento não tem segredo. Mas, para que a produção de energia seja o bastante para manter todas as funções de um smartphone, Niki precisou ir além. Por isso, ela juntou os outros dois sistemas ao celular.

A camada piezoelétrica transforma qualquer movimento em energia elétrica. Assim, a cada passo ou balanço a bateria vai sendo recarregada. O terceiro método aplicado, triboelétrico, transforma o contato com outros materiais em eletricidade. Papel, metal, plástico, vidro, cabelo humano e muitos outros itens servem como combustível para este tipo de produção.

O Delta V soluciona um dos grandes problemas da tecnologia que é a dependência de centrais de abastecimento para garantir que as baterias estejam sempre carregadas. O aparelho pode ser recarregado em qualquer lugar, mesmo em regiões mais extremas ou naquele momento em que você está na rua e não tem uma tomada por perto.

Redação CicloVivo