- Publicidade -

Carro híbrido da Ford lidera ranking de economia, segundo Inmetro

Além do Fusion Hybrid, a Ford tem mais 10 modelos reconhecidos com o Selo CONPET de Eficiência Energética.

O Ford Fusion Hybrid mantém o título de carro mais econômico do País no ranking do INMETRO para carros ano 2014. O New Fiesta e o Focus também se destacaram na medição que classifica 496 modelos de 36 marcas dentro do Programa de Etiquetagem Veicular, com base no consumo de combustível.

- Publicidade -

Com um consumo de 16,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada, o Fusion Hybrid é o campeão em economia de combustível do Brasil, combinando os motores 2.0 16V a gasolina e elétrico. Mesmo sendo um sedã de luxo – classificado pelo INMETRO na nova categoria extra grande – com todos os equipamentos de segurança, conveniência e conforto, ele consegue ser mais econômico que carros compactos 1.0 muito mais leves e sem ar-condicionado.

O New Fiesta e o Novo Focus também estão entre os modelos distinguidos com o Selo CONPET de Eficiência Energética. A classificação é feita com base em testes de laboratório que simulam a rodagem em cidade e estrada com cada combustível.

“Os avanços para a eficiência energética dos veículos hoje incluem refinamentos no motor e na transmissão, bem como uma série de outros sistemas. Estão presentes também em itens como redução do peso e design aerodinâmico da carroceria, resistência à rolagem dos pneus e consumo de energia dos acessórios elétricos e eletrônicos”, diz Celso Ribeiro, gerente de Engenharia de Energia Veicular da Ford. “O padrão de economia que os carros da Ford oferecem hoje é resultado da combinação de todos esses aspectos.”

No segmento de compactos, o New Fiesta 1.6 Flex conta com o Selo CONPET de Eficiência Energética nas versões Hatch e Sedan, tanto com transmissão manual como no modelo automático PowerShift de seis velocidades. Nos médios, o Novo Focus Hatch 1.6 com câmbio manual também exibe o selo.

- Publicidade -

No total, a Ford tem 18 modelos com padrão A de consumo do INMETRO, incluindo o Novo EcoSport nas versões 1.6 com transmissão manual, 2.0 Automático PowerShift e 2.0 4WD, com tração integral. “Atingir esse padrão de economia em um utilitário esportivo, com motores dessa cilindrada e tração 4×4 é uma conquista importante para os consumidores que demandam essa característica esportiva do veículo e valorizam a eficiência”, completa Ribeiro.