Os dispositivos portáteis se tornaram essenciais e estão presentes em diversas atividades praticadas na rotina de pessoas do mundo inteiro. Diante dessa enorme demanda, alguns designers se interessaram por alternativas que possibilitassem recarregar estes dispositivos com energia renovável e causassem assim menos impactos no meio ambiente.

Foi com esse ideal que a designer industrial Cindy Karimun criou a LiteOn. O dispositivo criado por ela transforma energia cinética em energia elétrica limpa.

Inspirado em uma gota de água, o carregador-conceito é baseado no princípio de indução eletromagnética. A tecnologia inclui uma mola, que pode ser pressionada pelo usuário somente girando a base do dispositivo. Após a mola ser totalmente encolhida e pressionada, ela se liberta e a energia obtida neste movimento é usada para gerar eletricidade.

Toda a energia gerada pelo processo é armazenada em uma bateria integrada, que pode ser transferida para dispositivos eletrônicos portáteis através de um porta USB. O dispositivo também inclui três lâmpadas de LED, que o iluminam e notificam o usuário sobre as condições de carga.

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.