As consequências do desperdício de energia elétrica podem ser percebidas na conta de luz. É por causa disso que muitas pessoas buscam economizar. Entretanto, quem faz mau uso desse recurso prejudica, principalmente, o meio ambiente. Por isso, pesquisadores desenvolveram um aparelho que gerencia os gastos domésticos em eletricidade.

Trata-se do EnviroGrid, um aparelho da empresa Regen Energy que deve ser ligado ao sistema elétrico para fazer o controle. Com ele, é possível distribuir a energia de maneira inteligente.

O sistema coleta de dados sobre a demanda de eletricidade feita pelos aparelhos e as informações são enviadas para um programa de computador que cria a melhor forma de aperfeiçoar a distribuição energética. De acordo com a Regen Energy, a economia pode ser de cinco a 10%. 

O produto é facilmente instalado e já está disponível no mercado. Para informações de venda, clique aqui.

A tecnologia foi inspirada no de “swarm logic”, que se refere às regras simples de comunição e coordenação de atividades das abelhas.

Assista ao vídeo institucional sobre EnviroGrid:

Com informações do Ecycle.

Redação CicloVivo

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.