A Vivo desenvolveu junto com a organização Forum for the Future o selo Eco Rating, que mede o impacto ambiental de todo o processo de produção, uso e descarte dos smartphones. A expectativa é que todos os novos modelos que cheguem ao mercado em 2018 já tragam esta certificação. O objetivo é proporcionar escolhas mais sustentáveis para os consumidores.

Os resultados são mensurados com base em cem critérios de avaliação, sendo divididos em quatro módulos principais: pontuação corporativa, análise de ciclo de vida do produto, design responsável e funcionalidade, que gera uma pontuação final de 1 a 5. Os novos modelos Samsung Galaxy S9 e o Galaxy S9+ já contam com a certificação Eco Rating (veja aqui)

“Este é mais um indicativo de transparência para o consumidor brasileiro. Levamos muito em conta a questão da sustentabilidade, dentro e fora da empresa. Por isso, a ampliação do número de smartphones com a certificação é um importante passo, além de reforçar o comprometimento das marcas em oferecer aos seus consumidores produtos cada vez mais sustentáveis”, comenta a executiva de sustentabilidade da Vivo, Joanes Ribas.

Além de ajudar os consumidores a escolherem o próximo smartphone de forma mais consciente, o selo monitora os impactos ambientais na cadeia de fornecimento e também incentiva os parceiros a buscarem o aumento gradual de seus ratings. A expectativa é que todos os novos modelos que cheguem ao mercado em 2018 já tragam esta certificação.

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.