Há menos de dois anos as esponjas estavam entre os resíduos não-recicláveis. Este status mudou após uma iniciativa entre a TerraCycle e a marca Scotch-Brite, que resultou no Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas. Agora, ao invés deste material ser simplesmente descartado, ele é transformado em novos produtos.

De acordo com a TerraCycle, são produzidas, anualmente, mais de 360 milhões de esponjas de limpeza apenas no Brasil. Através do processo de reciclagem, estes resíduos, que permaneceriam por anos poluindo o meio ambiente, se tornam matéria-prima para a fabricação de utensílios como: lixeiras, pás, vasos de planta e muito mais.

Para colaborar com o programa de reciclagem é muito simples. Pessoas de qualquer lugar do país podem se cadastrar no site da TerraCycle, guardar as esponjas usadas de qualquer marca e enviá-las gratuitamente por correio. A empresa se encarrega de fazer todo o processo de reciclagem e ainda se compromete em doar R$ 0,02 a uma escola ou instituição de caridade por cada esponja coletada.

Veja no vídeo abaixo os detalhes deste processo e veja como esta transformação quase mágica acontece:

Redação CicloVivo