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A Unilever anunciou nesta terça-feira (9) seu apoio a uma proibição mundial de testes em animais para cosméticos como parte de uma nova colaboração com a líder em proteção animal Humane Society International (HSI).

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David Blanchard, chefe do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Unilever, explicou que “os testes em animais para cosméticos são proibidos na União Europeia desde 2013, e esperamos que a adoção de proibições semelhantes em outros países acelere a aceitação regulamentar de abordagens alternativas, assim excluindo quaisquer critérios de testes em animais em todo o mundo”.  

A Unilever apoiará a iniciativa global da HSI #Libertesedacrueldade, que está no topo da reforma legislativa nos principais mercados de beleza para proibir testes em animais e a comercialização, seguindo o modelo da UE. As organizações lançaram uma colaboração plurianual e aberta para desenvolver capacidades entre as empresas e autoridades regulatórias para que as decisões de segurança para cosméticos sejam baseadas em abordagens que não utilizam animais; e para criar competências em longo prazo investindo no treinamento de futuros cientistas em avaliações de risco de “nova geração” e que não utilizam animais.

Dove é credenciada pela PETA

Como demonstração adicional de seu compromisso, a Unilever também anunciou que a Dove, sua maior marca em Beleza & Cuidados Pessoais, foi credenciada pela PETA (sigla para Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais). O status de livre-de-crueldade da Dove foi alcançado em reconhecimento ao empenho da marca em não conduzir nenhum teste em animais em nenhuma parte do mundo, assim como à transparência de ingredientes, fórmulas, processos e acondicionamento. O logotipo ‘livre-de-crueldade’ da PETA vai aparecer nas embalagens da Dove em janeiro de 2019, para garantir aos usuários que a Dove não faz e não fará testes em animais.

A PETA também reconheceu o trabalho continuado da Unilever para desenvolver alternativas para o teste em animais, e seu compromisso em promover sua adoção no mundo inteiro. Ela agora listará a Unilever como ‘empresa em busca de mudança regulatória’, que indica que a Unilever não realiza testes em animais a menos que seja especificamente exigido por lei para qualquer uma de suas marcas ou de seus produtos.

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Compartilhar conhecimento

A Unilever tem mais de 30 anos de experiência em desenvolver abordagens que não utilizam animais para assegurar a segurança do produto, em colaboração com mais de 50 parceiros no mundo inteiro, inclusive governos e ONGs. Inclusive, a empresa se ofereceu para compartilhar suas abordagens de segurança com partes interessadas em nível global.

“Esperamos que com essa colaboração – entre empresas, ONGs e governos – em breve seja possível avaliar a segurança de todos os produtos cosméticos sem a necessidade de testes em animais em nenhuma parte do mundo,” concluiu Blanchard.

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