A Tetra Pak está trabalhando para lançar canudos de papel adequados às suas embalagens cartonadas para porções individuais até o final deste ano, como parte de um amplo programa criado para solucionar a questão do descarte de canudos de plástico.

Os canudos têm papel funcional nas embalagens para consumo individual, mas se não forem descartados adequadamente podem se tornar parte da questão que envolve os resíduos plásticos. (veja aqui) Nesse sentido, a empresa já vinha trabalhando para estimular os consumidores a inserirem o canudo dentro das embalagens após o consumo. Desta forma, eles podem ser coletados juntos e encaminhados para a reciclagem de maneira segura. Agora, direciona seus esforços para desenvolver um canudo de papel que tenha todas as características necessárias ao uso nas embalagens de tamanhos menores.

“Isso parece simples, mas há muitos desafios significativos no processo de produção para que os canudos de papel tenham as propriedades exigidas”, explica Charles Brand, Vice-presidente Executivo Operações de Manutenção de Produtos e Comerciais. “Nosso time de desenvolvimento está confiante de que encontrará uma solução e de que teremos uma alternativa de canudo de papel para ser lançada antes do fim do ano”, diz.

Embalagens Tetra Pak

Em média, as embalagens da Tetra Pak são compostas por 75% de papel-cartão. Dessa forma, o uso de canudos de papel representará um outro passo importante no que diz respeito ao compromisso de longo prazo da companhia em oferecer um portfólio composto totalmente por materiais de origem renovável.

No Brasil, a empresa utiliza cerca de 82% de materiais de origem renovável na produção de embalagens, como papel de florestas certificadas e plástico produzido a partir da cana-de-açúcar.

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.